Efeito NFL prejudica pouco a audiência da Globo em jogo da seleção brasileira em SP e no RJ

Rodrygo comemora gol contra o Equador - Rafael Ribeiro/CBF

Rodrygo comemora gol contra o Equador - Rafael Ribeiro / CBF

A Globo conquistou bons índices de audiência com a transmissão da vitória da seleção brasileira sobre o Equador por 1 a 0, em Curitiba (PR), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, na última sexta-feira (6), mesmo tendo a concorrência da partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, no primeiro jogo oficial da NFL no Brasil.

Na Grande São Paulo, a partida da seleção brasileira, que teve bola rolando das 22h02 às 23h58, rendeu 23 pontos e participação sobre o número de TVs ligadas (share) de 43%, segundo dados da Kantar Ibope Media.

No mesmo dia, a partir das 21h15, Eagles e Packers se enfrentaram na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), com transmissão da RedeTV! (TV aberta), ESPN (TV fechada) e Cazé TV (streaming). O time da Filadélfia venceu por 34 a 29. O jogo atraiu 47.236 torcedores ao estádio do Corinthians.

Apesar dessa concorrência, na transmissão do Brasil pela Globo, houve um crescimento de 35% (ou 6 pontos) na média de audiência da faixa horária no comparativo com as quatro últimas sextas-feiras (em nenhuma delas houve transmissão de jogos). O share teve um crescimento de 9 pontos.

Se comparada às últimas vezes que a seleção brasileira jogou em uma sexta-feira, esse índice é levemente inferior. No dia 28 de junho, o Brasil goleou o Paraguai por 4 a 1, em duelo válido pela Copa América disputada nos Estados Unidos. À ocasião, a Globo conseguiu 25 pontos de audiência (ou seja, 2 pontos a mais do que na última sexta). A participação foi de 46%, índice apenas 3% superior ao da semana passada.

Já a última vez em que o Brasil atuou em uma sexta-feira pelas Eliminatórias da Copa 2026 foi na estreia da competição, contra a Bolívia, pouco mais de um ano atrás (8 de setembro de 2023).

À época, o time comandado por Fernando Diniz goleou por 5 a 1, em Belém (PA), em jogo transmitido um pouco mais cedo (das 21h45 às 23h43). Em São Paulo, a Globo cravou 25 pontos (2 pontos a mais do que na última sexta) e 44% de participação (1% além em relação ao jogo contra o Equador).

Rio de Janeiro

Já na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a vitória contra o Equador na última sexta-feira (6) rendeu 24 pontos de audiência e 43% de participação sobre o número de TVs ligadas.

O índice representa um aumento de 33% (ou 6 pontos) na média da faixa horária em relação às quatro últimas sextas-feiras. Houve um crescimento de 8 pontos no share em relação ao mesmo período.

Comparando-se com a goleada sobre o Paraguai na Copa América, o índice na capital fluminense foi 5 pontos inferior, além de ter obtido 7% a menos na participação. À ocasião, a emissora carioca cravou 29 pontos, com 50% de share.

Já em relação ao último jogo da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa 2026 em uma sexta-feira, na vitória sobre a Bolívia, a queda foi de 3 pontos na audiência, com índice 4% inferior no share.

A goleada sobre os bolivianos, ainda com Neymar em campo, rendeu 27 pontos de audiência e 47% de participação, segundo a Kantar Ibope Media.

Sair da versão mobile