O movimento das emissoras de investir em conteúdo proprietário fora da transmissão tradicional ganha força como resposta à disputa por atenção nas redes digitais. Formatos baseados em “reacts” ( já consolidados por influenciadores) oferecem alto potencial de retenção, compartilhamento orgânico e vínculo emocional, ao deslocar o foco do jogo para a experiência do torcedor.
A Sky Sports, da Inglaterra, por exemplo, criou o quadro “In The Box”, que teve sua edição mais recente no clássico Manchester United x Manchester City, disputado neste mês. Nele, seis torcedores, três de cada clube, acompanharam a partida sem imagens ao vivo, recebendo apenas frames dos lances e estatísticas. O suspense gerado e a revelação do placar (vitória do United por 2 a 0) resultaram em reações intensas que viralizaram nas redes sociais da Sky Sports, impulsionadas também pela presença de influenciadores no elenco: apenas no X, o corte de 1 minuto em que os torcedores ficaram sabendo do placar teve mais de 7 milhões de visualizações.
O “In The Box” virou uma série recorrente depois de testes bem-sucedidos, como o clássico entre Arsenal e Tottenham, em novembro do ano passado, com celebridades envolvidas. Antes disso, a Bundesliga já havia explorado esta “restrição sensorial” na chamada “Partida do Silêncio”, realizada em 2023, desafiando torcedores a assistirem a Borussia Mönchengladbach x Bayern de Munique sem emitir sons, reforçando a rivalidade, a restrição e o humor. O corte abaixo, em que um torcedor acaba até caindo no chão, enquanto outro derruba a cerveja durante as comemorações, tudo em silêncio, chegou a viralizar.
Do ponto de vista do conteúdo, há aqui a oportunidade de criação de formatos nativos utilizando rivalidades, humor e restrições como centro, tudo isso gerando cortes bem “viralizáveis” que complementam a transmissão ao vivo.
O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.
