O universo esportivo recebeu, nesta terça-feira (6), a notícia de que três gigantes de mídia decidiram se unir para a criação de uma nova plataforma de streaming. ESPN, Fox e Warner Bros. Discovery anunciaram uma joint venture que reunirá redes lineares (14 canais) e a ESPN+.
Ainda sem nome, a plataforma contará com transmissões de grandes ligas e eventos esportivos, como NFL, NBA, WNBA, Fórmula 1 e os Grand Slams de tênis, além da Copa do Mundo de Futebol Masculino, entre outros. Ou seja, na prática, o novo serviço será montado com os portfólios das três empresas, e os assinantes ainda poderão agregar outros, como Disney+, Hulu e Max (novo nome da HBO Max).
De acordo com a imprensa norte-americana, o público poderá acessar o novo serviço por meio de um aplicativo que está em fase final de desenvolvimento. A previsão é que a nova plataforma seja disponibilizada primeiramente no Hemisfério Norte, entre setembro e dezembro deste ano. Os valores dos pacotes de assinatura também não foram revelados.
“O conjunto completo de canais ESPN estará disponível aos consumidores juntamente com a programação desportiva de outros líderes da indústria, como parte de um serviço diferenciado centrado no esporte”, afirmou Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company, dona da ESPN.
Lachlan Murdoch, presidente-executivo e CEO da Fox, disse, por sua vez, que o novo produto “fornecerá aos fãs de esporte um app com programação com grande variedade de conteúdo em um só lugar”.
Por fim, David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, salientou que, com a nova plataforma, haverá “a combinação incomparável de direitos e acesso aos maiores eventos esportivos do mundo”.
Nos bastidores, o que se fala é que a união das três gigantes é uma tentativa de se resguardar em relação ao avanço do Amazon Prime Video, da Amazon, no universo esportivo e também da Netflix, que recentemente, após negar diversas vezes esse passo, adentrou o mundo dos direitos de transmissão esportivos com um acordo com a WWE.