A final do Mundial de Clubes da Fifa 2023, disputada na última sexta-feira (22), na Arábia Saudita, gerou bons números para a Globo, detentora dos direitos exclusivos do torneio na TV aberta. Dentro de campo, o Fluminense não conseguiu resistir ao Manchester City, comandado por Pep Guardiola, e foi goleado por 4 a 0.
No Rio de Janeiro, a média de audiência da faixa horária do confronto entre brasileiros e ingleses (das 15h às 16h50) dobrou (+107%) durante a exibição da partida, com 29 pontos e 59% de participação, tornando-se também a maior audiência de uma partida do torneio desde a semifinal entre Flamengo e Al-Hilal, disputada no dia 7 de fevereiro deste ano.
Ainda dentro da faixa, enquanto a bola rolou, o duelo narrado por Luis Roberto transformou-se na maior audiência da emissora carioca desde a vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul por 4 a 1, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, disputado no dia 5 de dezembro de 2022.
Em São Paulo, os 18 pontos de audiência e 42% de participação proporcionaram um aumento de 80% (+8 pontos) na média da faixa horária, mesmo sem um time paulista representado no gramado saudita.
Vale lembrar que, de acordo com a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a 76.953 domicílios ou 206.674 indivíduos. Já no Rio de Janeiro, cada ponto corresponde a 49.547 residências ou 125.405 pessoas.