A Brax Sports Assets, parceira da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vendeu os direitos de transmissão do próximo amistoso da seleção brasileira para o Canal GB, que pertence ao narrador Galvão Bueno e foi desenvolvido em parceria com a Play9, empresa que tem, entre seus fundadores, João Pedro Paes Leme, outro ex-profissional da Globo. A estreia do canal acontecerá justamente na transmissão do amistoso contra o Marrocos, no próximo dia 25 de março.
O modelo de negócio adotado no acordo entre Brax e Play9 foi a venda simples dos direitos da partida. O Canal GB agora precisa vender cotas publicitárias para compensar seu investimento.
“É mais uma plataforma que surge, com um selo de qualidade irrepreensível, que tem a figura do Galvão Bueno e a expertise da Play9, que conhecem o esporte como ninguém”, destacou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Os saudosistas das transmissões da Globo também poderão rever Arnaldo Cezar Coelho, Casagrande e Tino Marcos. O último a deixar a emissora carioca foi Galvão Bueno, que se despediu na Copa do Mundo do Catar 2022 e agora terá um canal próprio no YouTube.
“São profissionais com carreiras brilhantes, que fizeram história. A CBF está orgulhosa em ter a partida do Brasil contra o Marrocos como a primeira transmissão do canal. Bem-vindos, Galvão Bueno e Play9. Desejamos toda sorte e sucesso nessa empreitada. Quem ganha é o futebol brasileiro e o torcedor brasileiro”
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
Sem Globo
A confederação não havia conseguido negociar os direitos de mídia com a Globo. A emissora carioca não se interessou pelo jogo, marcado para as 19h (horário de Brasília), pois atrapalharia sua grade no horário nobre.
“Estamos muito felizes que Galvão e toda equipe fantástica ao redor dele, repleta de ícones das transmissões esportivas, tenham se reunido novamente nessa primeira partida da seleção brasileira após a Copa do Mundo. Vamos ter a melhor escalação para narrar e comentar o jogo do Brasil contra o Marrocos”, disse o presidente da CBF.
Era digital
Galvão também comemorou o acerto para que voltasse a narrar um jogo da seleção brasileira, agora em um canal próprio.
“Desde o ano passado, venho dizendo que não estava fechando um livro, mas apenas virando uma página. Sou muito grato a tudo que a Globo me deu e proporcionou”
Galvão Bueno, narrador do Canal GB
“Mas no digital chegou a hora de começar essa nova etapa com a inauguração do meu canal. Nada melhor do que um jogo da seleção para isso. E com uma parceria com a Play9, do meu amigo João Pedro Paes Leme. Estou muito feliz mesmo”, acrescentou o narrador.
Play9
A Play9, que negociou a aquisição dos direitos de transmissão do amistoso da seleção brasileira, foi fundada por três profissionais ligados à mídia e ao esporte. Além de Paes Leme, fazem parte da sociedade o youtuber Felipe Neto e o vice-campeão olímpico de vôlei Marcus Vinicius Freire, ex-diretor executivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
“Quando a Play9 começou a parceria com o Galvão, o insight mais óbvio que me veio à cabeça foi: ‘o primeiro jogo da seleção em 2023 tinha que ser narrado pelo Galvão’. E a gente conseguiu”, contou João Pedro Paes Leme.
“Tenho certeza de que será uma experiência incrível. Só muda a plataforma de acesso. Sai a TV, entra o YouTube”, completou o executivo.