A Globo anunciou, nesta segunda-feira (2), a aquisição dos direitos exclusivos de transmissão da World Legends Cup (WLC), ou Copa do Mundo das Lendas, pelos próximos cinco anos. O acordo reforça o portfólio de futebol da emissora em 2026, ano de Copa do Mundo, apostando na tendência do esporte como entretenimento.
A primeira edição do torneio será realizada no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro (RJ), e contará com uma cobertura que envolve TV Globo, Sportv e GeTV. Além da exibição doméstica, a companhia terá responsabilidades técnicas no evento: será a responsável pela geração de imagens para todo o mundo.
A competição segue um modelo voltado para o entretenimento e a agilidade, disputada em formato eliminatório, com sete jogos no total. As partidas terão duração reduzida, com dois tempos de 25 minutos.
O apelo comercial e de audiência do evento se sustenta na presença de ídolos globais. Oito seleções estarão representadas por capitães relevantes: Cafu (Brasil), Thierry Henry (França), Gianluigi Buffon (Itália), Clarence Seedorf (Holanda), Sergio Agüero (Argentina), Nwankwo Kanu (Nigéria), Yasser Al-Qahtani (Arábia Saudita) e Carles Puyol (Espanha).
A área técnica também terá nomes de peso, com direito a Zico comandando a seleção brasileira. Outros treinadores confirmados incluem Gabriel Batistuta (Argentina), Patrick Vieira (França), Paolo Maldini (Itália), Ruud Gullit (Holanda), Fernando Hierro (Espanha), Khalilou Fadiga (Nigéria) e Majed Abdullah (Arábia Saudita).
Públicos
A aquisição da World Legends Cup faz parte da estratégia da Globo de dialogar com diferentes gerações de consumidores de esporte. Enquanto a TV aberta foca no alcance de massa, o Sportv oferece análises técnicas, e a GeTV aposta em uma linguagem mais irreverente e digital.
“A WLC reúne ídolos de diferentes gerações dentro de campo, algo que dialoga diretamente com o que a Globo representa. Somos uma plataforma multigeracional, onde pais, filhos, avós e netos acompanham, há anos e juntos, o futebol”, exaltou Leonora Bardini, diretora-executiva da TV Globo.
Ativações
Além das transmissões, o acordo prevê a criação de experiências, com a promoção de Fan Zones e outros eventos em diversas cidades do país, para ampliar as oportunidades de entrega para patrocinadores fora das quatro linhas.
O lançamento da competição acontecerá nesta segunda-feira (2), em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), com os capitães das oito seleções, entre outros convidados. O evento terá transmissão ao vivo e a presença da Máquina do Esporte.
