A Liga Saudita de Futebol (Saudi Pro League) que começou nesta sexta-feira (11), confirmou a parceria com mais de 130 emissoras em todo o mundo que transmitirão a temporada 2023/2024. Os acordos abrangem todas as 34 rodadas do torneio.
Dentre os principais parceiros, destacam-se o canal de streaming DAZN na Europa, e o Fox Sports nos Estados Unidos. No Brasil, a Liga Saudita será transmitida no streaming pelo Canal Goat, e na TV pelo Grupo Bandeirantes.
Estratégico, o acordo de dois anos com o DAZN abrange diversos países europeus, como Áustria, Bélgica, Canadá, Alemanha e Reino Unido. Outras emissoras europeias que transmitirão o campeonato incluem Canal+ (França), Sportv (Portugal), La 7 (Itália), Marca.com (Espanha) e Cosmote (Grécia).
Multiplataforma
A IMG, responsável pelas vendas da Liga Saudita, também fará a produção da transmissão mundial ao vivo, incluindo gráficos e comentários em inglês.
A equipe digital da IMG, a Seven League, gerenciará os canais de mídia social e o conteúdo digital da liga, enquanto os pacotes de notícias serão transmitidos para mais de 400 organizações de mídia do mundo todo em plataformas de transmissão digital e mídias sociais.
Embora o valor dos acordos esteja distante das principais ligas europeias em termos de taxas de direitos, a Liga Saudita se beneficia da presença de jogadores como Cristiano Ronaldo (Al-Nassr) e Karim Benzema (Al-Ittihad) para atrair mais astros, alcançar o status de liga relevante e, assim, poder alavancar seus valores nas próximas temporadas.
“Esses acordos chegam em um momento de crescimento genuíno para o futebol saudita, com interesse crescente por parte dos fãs de futebol de todo o mundo”, disse Saad Allazeez, CEO interino da Saudi Pro League (SPL).
A abertura do campeonato foi às 15h (horário de Brasília) desta sexta-feira (11), com o confronto entre Al-Ahli, de Roberto Firmino, e Al-Hazem, que conta com o atacante brasileiro Vina (ex-Grêmio) no elenco.
Lista de emissoras
Veja a lista completa das emissoras (e suas respectivas áreas de transmissão) que firmaram acordo com a Liga Saudita 2023/2024:
A1 Bulgária / Max Sport (Bulgária), Azam (África Oriental), Azteca (América Central e México), Grupo Bandeirantes (Brasil), Bilibili (China), Canal+ (França), Cosmote (Grécia), DAZN (Reino Unido, Alemanha, Áustria, Canadá e Bélgica), Goat (Brasil), Kball (China), La 7 (Itália), Marca.com (Espanha), Migu (China), Network Ten (Austrália), Prima Sports (Romênia), Setanta (Comunidade dos Estados Independentes, Bálticos e Ucrânia), Sony (Índia), SPO TV (Sudeste Asiático, Coreia do Sul e Japão), Sportv (Portugal), Sporty TV (Nigéria e Gana), StartTimes (África Subsaariana, incluindo África do Sul), Supersport (Albânia e Kosovo), Tencent (China), ZAP (Angola e Moçambique) e Zhibo8 (China).