A N Sports divulgou, nesta quinta-feira (12), uma estratégia agressiva de expansão no mercado de comunicação esportiva. A empresa pretende ampliar o portfólio de direitos de transmissão para se tornar o principal canal esportivo do Brasil.
O primeiro grande passo aconteceu na última semana. Galvão Bueno foi anunciado como sócio da N Sports e participará das decisões sobre estratégia, conteúdo e desenvolvimento de novos produtos.
O potencial do projeto passa pelo avanço dos números de consumo de esportes no ambiente digital, algo que cresceu 45% de 2023 para 2024, segundo o YouTube. Foram mais de 35 bilhões de visualizações de conteúdos esportivos na plataforma em 12 meses.
Diante deste mercado, a N Sports planeja utilizar os direitos de transmissão como meio para possibilitar a produção de uma série de conteúdos, que vão desde exibições ao vivo até programas e séries documentais.
Nesse sentido, foi divulgado, durante a coletiva, que os jogos das seleções brasileiras de futsal passarão a ser transmitidos pela N Sports. Existe, também, a intenção de adquirir os direitos da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil. As ambições, ainda assim, são muito maiores: fazer um anúncio a cada 15 dias.
Estrutura
A N Sports conta com três CEOs nesta nova fase. Edinho Potsch cuidará da parte comercial, de marca e de comunicação, enquanto André Argolo será responsável pela parte institucional e de aquisição de direitos de transmissão. André Barros completa o trio, com foco maior nas estratégias de conteúdo. Ele, inclusive, esteve recentemente no Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte.
“Como temos uma operação muito ampla e várias frentes para atuar, entendemos que o melhor cenário era que dividíssemos funções para que possamos tracionar e trazer essas frentes de forma mais rápida”, disse Edinho Potsch.
Para poder produzir tudo que está sendo planejado, foram investidos mais de R$ 10 milhões apenas em equipamento e tecnologia, que resultaram em um ecossistema de mil metros quadrados de estrutura própria.
Com isso, o canal conta com três estúdios para diferentes formatos de programas e transmissões, que permitem a exibição de até 13 partidas de forma simultânea. A estrutura será utilizada até mesmo por um canal de televisão inserido na mídia esportiva, que não foi revelado.
“Conheço produtoras do mundo inteiro. Fiquei impressionado com o que encontrei aqui, com o nível de qualidade para que se façam transmissões, programas e edições. As condições de tecnologia estão todas aqui”, elogiou Galvão Bueno.
O canal também conta com uma parceria com a Mantis AI, empresa focada no uso de inteligência artificial (IA) aplicada à mídia. As transmissões da N Sports terão ferramentas que fazem a mensuração de marca em tempo real, recortes automáticos, cruzamento de dados para gerar insights e organização de conteúdo.
Projetos
Pensando em impactar as novas gerações, a N Sports montou um elenco formado principalmente por quatro figuras: Gabriele Martins, Chico Pedrotti, Neguerê e Antonio Tabet.
Chico Pedrotti estreou o programa “O Brabo Tem Nome” na última quarta-feira (11) e teve o ex-jogador e comentarista Denílson como convidado. Os outros membros do elenco também terão projetos próprios.
Galvão Bueno não terá como foco aparecer nas câmeras, mas terá participações esporádicas nos projetos da casa. O narrador, ainda assim, estará na Copa do Mundo de 2026, com um programa próprio focado em contar histórias do Mundial.
Na parte de séries documentais, o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, terá uma produção que já está sendo realizada. Os próximos passos neste universo não foram revelados.
A N Sports lançará, ainda, uma liga de basquete inspirada na Kings League, com formato dinâmico e interativo pensado para atingir as novas gerações. As gravações devem ser realizadas a partir de agosto, no ginásio da Mercado Livre Arena Pacaembu. A competição se chamará “Hoopers League Brasil”.
Números
Atualmente, a N Sports possui os direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro, além do Campeonato Paranaense, Campeonato Catarinense, Taça de Portugal, Copa da Itália e Campeonato Brasileiro de Futsal, entre outros.
Nas 11 primeiras rodadas da Série B 2025, o canal acumulou 61,9 milhões de impressões, 9,97 milhões de visualizações de vídeos e 1,5 milhão de engajamentos. A previsão até o final da temporada é gerar 150 milhões de impressões apenas com a competição.