A Netflix negocia os direitos de transmissão domésticos de dois jogos ao vivo da NFL para o próximo Natal, que cairá em uma quarta-feira. Recentemente, a liga de futebol americano expandiu sua presença na data festiva em uma tentativa de aumentar o público e as receitas de mídia.
Em 2022, a NFL aproveitou que o Natal foi celebrado em um domingo e marcou dois jogos na data. Na temporada passada, foram mais três partidas para atrair a atenção do público que aproveita o feriado para descansar em casa.
A iniciativa fez tanto sucesso que a NFL acredita que tenha criado a oportunidade de criar um novo pacote de transmissões independente de seus contratos firmados com Amazon, CBS, ESPN, Fox, NBC e YouTube. Esse acordos já garantem US$ 125 bilhões à liga de futebol americano.
A montagem do novo pacote para o mercado teria atrasado o lançamento do cronograma de jogos para a próxima temporada, que seria divulgado nesta quinta-feira (9), mas foi adiado para a próxima quarta-feira (15).
A mudança de data alimentou especulações de que a liga estaria ganhando tempo para negociar os termos do novo pacote e testar a viabilidade comercial e tecnológica do empreendimento.
Guinada
Antes avessa a investir na aquisição de direitos de mídia de competições esportivas, a Netflix tem dado guinadas contínuas em busca de conteúdos ao vivo.
A plataforma de streaming já fechou contrato de dez anos por US$ 5 bilhões para a aquisição dos direitos globais de toda a programação da WWE (luta livre) e dos direitos domésticos do Monday Night Raw (programa produzido pela WWE). O acordo entrará em vigor em janeiro de 2025.
Já a NFL é uma oportunidade de testar a estrutura do serviço para a transmissão de um evento ao vivo com potencial de audiência significativamente superior à WWE.
No Natal passado, o jogo entre Las Vegas Raiders e Kansas City Chiefs, exibido na CBS, atraiu 29,2 milhões de telespectadores para a telinha. No mesmo dia, a transmissão de Philadelphia Eagles x New York Giants na Fox conquistou audiência de 29 milhões de torcedores.
Por fim, na mesma data, o Monday Night Football, da ESPN, que mostrou San Francisco 49ers x Baltimore Ravens, teve público de 27,1 milhões.
Investimento
Ainda não está claro o quanto a Netflix investiria na iniciativa. Para transmitir uma partida durante a Black Friday, uma das principais datas do varejo nos Estados Unidos, a Amazon paga US$ 100 milhões por temporada à NFL. Já para ter um jogo exclusivo da fase de wild card dos playoffs, a plataforma desembolsa mais US$ 120 milhões por ano.
O desafio para a NFL é tornar o pacote de Natal atraente para potenciais parceiros sem causar prejuízo nos acordos de transmissão já assinados pela liga.
Se assinado, a Netflix usaria uma estratégia similar à da Amazon na cobertura do Boxing Day, da Premier League, no Reino Unido, celebrado em 26 de dezembro.