Novo ciclo de direitos de transmissão da Champions League potencializa acordos para SBT e Warner

Champions League entrará em um novo ciclo de direitos de transmissão, que irá de 2024/2025 a 2026/2027 - Reprodução / X (@ChampionsLeague)

Finalizada a temporada 2023/2024, a Champions League entra em um novo ciclo de direitos de transmissão. Warner Bros. Discovery (WBD) e SBT já renovaram seus acordos com a Uefa para o novo triênio, que irá de 2024/2025 a 2026/2027 e promete novas oportunidades de negócios por conta do formato que a competição passará a ter.

O SBT é responsável pela transmissão da Champions League na televisão aberta desde a temporada 2020/2021, enquanto a WBD exibe a competição na televisão fechada e no streaming desde 2015/2016.

Pela primeira vez, a partir de 2024/2025, a Champions League passará a contar com 36 equipes, quatro a mais do que as últimas edições, que jogarão oito partidas cada uma durante a primeira fase. Com isso, serão mais de 200 jogos por temporada.

Para SBT e Warner, esse maior número de partidas significa novas oportunidades comerciais. Com mais tempo de exposição e audiência potencializada, as emissoras terão mais espaço para novos acordos e ativações.

Parcerias

Com a mudança de formato e o apelo de mais jogos, que geram mais confrontos entre equipes de grande expressão, a expectativa da WBD para as próximas temporadas é grande.

“[A Champions League] É o maior ativo comercial da WBD hoje. É um produto muito sedutor para o mercado. Estamos com a competição há 12 anos. Tem um sucesso enorme”, disse Diego Vieira, head de esportes da WBD, em entrevista à Máquina do Esporte durante o Sports Summit, evento da indústria do esporte que ocorreu em São Paulo (SP).

Uma das novidades já anunciadas será a transmissão de partidas pelo YouTube, aproveitando o fato da empresa possuir 11 milhões de inscritos na plataforma aberta de streaming.

“Depois da final [de sábado] já estamos com o plano na rua para essa novidade que é o YouTube. Mas também para poder entregar. Você vai sair de 125 jogos para mais de 200 jogos na próxima temporada. Então, vai ser um crescimento muito relevante”, afirmou o executivo.

Essa estratégia fará com que a Warner também passe a exibir jogos da Champions League de forma gratuita, como o SBT, que tem como vantagem o fato de veicular na TV aberta. Assim, a emissora poderá atingir novos públicos e atraí-los para seus produtos, como o Max, sua plataforma de streaming, gerando ainda mais possibilidades de negócios.

Novo formato

A partir de 2024/2025, a fase de grupos da Champions League, com 32 times, será substituída por um formato de liga, com 36. Cada equipe será sorteada para enfrentar oito adversários diferentes, fazendo quatro jogos em casa e quatro como visitante. 

Os oito melhores se classificarão diretamente para as oitavas de final, enquanto os que ficarem do 9º ao 24º lugares se enfrentarão em um playoff para completar as vagas nos mata-matas. Aqueles que terminarem as oito rodadas de 25º a 36º serão eliminados, sem vagas em outras competições europeias.

Os mata-matas não serão alterados. Todas as fases serão disputadas em jogos de ida e volta, com exceção da final, que terá partida única em um campo neutro.

*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho

Sair da versão mobile