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Podpah avança para além do podcast e se consolida como hub de conteúdo

Maior produto do gênero no país investe em novos formatos, com destaque para iniciativas relacionadas ao esporte

Victor Assis é o CEO do Podpah - Natã Figueiredo / Divulgação

Quando o Podpah iniciou sua trajetória, no fim de 2020, consistia em um projeto que reunia os três sócios e um técnico de audiovisual. Quatro pessoas.

Hoje, essa marca detém o maior podcast do Brasil, em um canal que reúne 9,23 milhões de inscritos no YouTube. Em 2025, o Podpah conseguiu ir muito além do programa de entrevistas. A empresa converteu-se em um hub de conteúdo, com 57 funcionários.

Os objetivos iniciais dos sócios talvez nem fossem tão ousados, mas o fato é que eles souberam aproveitar o “boom” digital, surgido durante a pandemia de Covid-19.

O conceito que originou o Podpah consistia, basicamente, em dar espaço a quem não tinha acesso à mídia tradicional. Ali era o local onde essas pessoas poderiam passar horas e horas falando de assuntos diversos.

“A intenção era fazer uma conversa amistosa para mostrar o lado físico da pessoa jurídica”, explicou Victor Assis, CEO do Podpah.

Durante a pandemia, as transmissões ao vivo ajudavam a impulsionar a audiência do podcast.

Hoje em dia, as transmissões seguem alcançando números relevantes, mas parte dos espectadores já se acostumou a acessar o Podpah em outros dias e horários, ajudando a manter elevada a repercussão do canal.

Luan Santana, Neymar e Gabigol

Cerca de 15 anos atrás, quando um cantor famoso precisava lançar um novo álbum, o espaço escolhido quase sempre era algum programa de auditório da TV aberta, especialmente o Domingão do Faustão, que foi transmitido durante 32 anos pela Globo e era líder de audiência no horário.

No fim do ano passado, para apresentar seu mais recente trabalho ao público, o cantor Luan Santana optou pelo Podpah, em uma estratégia que buscava alcançar novas audiências conectadas.

“Não acho que sejamos como o Faustão, em termos de relevância ou audiência. Mas estamos crescendo e aprendendo”, afirmou Assis.

Artistas não são os únicos a apostar na repercussão do Podpah. Conforme noticiou recentemente a Máquina do Esporte, a entrevista concedida no fim do ano passado ao podcast representou um elemento essencial na estratégia do atacante Gabigol, que estava prestes a encerrar seu contrato com o Flamengo.

O objetivo da equipe do atleta era mostrar o lado humano de Gabriel Barbosa, de modo a preservar a base de fãs que ele construiu ao longo dos anos em que foi ídolo do clube carioca.

A entrevista chegou a bater 180 mil espectadores simultâneos na transmissão ao vivo e soma 2,2 milhões de visualizações até o momento.

O atacante Neymar, que atualmente defende o Santos, também escolheu conceder entrevista ao Podpah, assim que retornou ao futebol brasileiro.

Atacante Neymar, do Santos, em entrevista ao Podpah – Natã Figueiredo / Divulgação

A “live” com o ídolo santista chegou a atingir mais de 700 mil espectadores simultâneos. Até o momento, a entrevista soma 8,3 milhões de visualizações no YouTube.

“O Podpah, hoje, se tornou parte da estratégia de comunicação, pois ajuda a humanizar os ídolos”, explicou Assis.

Novos produtos

Foi em 2022 que o Podpah consolidou-se como o maior podcast do país, em termos de audiência e de inscritos.

“Mas a gente sempre se incomoda, para não se acomodar”, ponderou Assis.

O formato funcionava e fazia sucesso, disso eles sabiam. Mas, e se porventura ele acabasse, como fazer para que o negócio permanecesse sustentável?

A solução encontrada foi diversificar os conteúdos. Quando Victor Assis concedeu entrevista à Máquina do Esporte, o Podpah contava com 6 programas sobre diferentes temas, como Rango Bravo, Batalha da Aldeia e Quebrada FC.

“Nossa meta é chegar a 10”, disse o CEO.

Um dos formatos que se mostraram mais promissores é o Desafio X2, realizado no começo deste ano e que reuniu os jogadores de futebol X1 Isaac Xavier e Juninho Manella, enfrentando Apollo e Jotapê, nomes conhecidos nas batalhas de rima.

“Essa ideia surgiu numa live. O evento atraiu 2 mil pessoas ao ginásio e contou com patrocínio de quatro marcas”, contou Assis.

Segundo o executivo, a experiência serviu para que eles entendessem que o formato funciona e pode ser replicado com êxito.  

Kings League Brasil e projetos em outras plataformas

A parceria com a organização de e-Sports Furia para a transmissão de jogos da Kings League Brasil é outra aposta do Podpah para este ano.

“A Kings League tem tudo a ver com nossa audiência”, enfatizou Assis.

A transmissão da primeira rodada da competição, ocorrida no último sábado (29), com todos os jogos e mais de 5 horas de duração, soma até o momento 813 mil visualizações no canal do Podpah no YouTube.

O CEO elogiou o formato pulverizado de direitos de transmissão do torneio.

“Sempre digo que a internet não está para dividir, mas para somar. Quem é audiência do Podpah e da Furia vai ser o nosso público”, afirmou.

As transmissões também são realizadas no canal MadHouse TV, no YouTube, fruto de uma parceria do Podpah e da Furia para a Kings League Brasil.

Mas se engana quem pensa que as iniciativas ficarão restritas à internet. O Podpah está desenvolvendo uma série e um filme, para duas plataformas diferentes de streaming. E a empresa também prepara projetos para a TV aberta.

Por fim, o Podpah lançou ainda a agência de publicidade Black&Yellow.

“O trabalho é ajudar a criar uma conexão com o jovem brasileiro urbano”, ressaltou Victor Assis.

A unidade de negócios atende, por exemplo, o Miami Dolphins, equipe que disputa a National Football League (NFL). O Podpah, inclusive, é embaixador da franquia no país.

Vale lembrar ainda que a empresa também teve parcerias com outras competições norte-americanas, caso da National Basketball Association (NBA), em projetos como NBA House e NBA na Estrada.

Maquinistas

Victor Assis, CEO do Podpah, foi o entrevistado desta semana no Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte. Em conversa com os apresentadores Erich Beting e Gheorge Rodriguez, ele comentou sobre a diversificação dos conteúdos e os novos projetos da marca.

Confira o episódio completo, que irá ao ar nesta terça-feira (1º de abril), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: