Programação estendida da NFL no fim de ano derruba audiência da NBA nos Estados Unidos

Boston Celtics x Los Angeles Lakers foi o jogo de maior audiência do feriado, com média de 5 milhões espectadores - Reprodução / Instagram (@celtics)

Em busca de expandir seu público, a National Football League (NFL) invadiu um território que, tradicionalmente, sempre pertenceu à National Basketball Association (NBA).

O confronto direto com os jogos da liga de basquete comprovou a hegemonia do futebol americano no mercado dos Estados Unidos, fazendo cair em 30% a audiência média dos jogos da NBA disputados no dia de Natal deste ano, na comparação com a mesma data de 2022.

O Natal é um feriado importante para a NBA desde 1947, quando as partidas jogadas no dia 25 passaram a ser uma tradição entre os norte-americanos. Vale lembrar que dezembro inaugura, simbolicamente, a segunda metade da temporada, que começa em outubro, e sempre rendeu bons números de audiência à liga de basquete.

Como, neste ano, o Natal caiu numa segunda-feira, a NFL aproveitou para programar três confrontos atraentes, que afetaram a audiência da NBA.

A transmissão ao vivo de Las Vegas Raiders x Kansas City Chiefs garantiu 29,2 milhões de telespectadores para a CBS. Já a cobertura da Fox de Philadelphia Eagles x New York Giants bateu a casa de 29 milhões. Por fim, a exibição do Monday Night Football da ESPN, com do San Francisco 49ers x Baltimore Ravens, alcançou 27,1 milhões de pessoas.

Este foi o segundo jogo de Monday Night Football mais assistido, desde 1996, em parte graças à distribuição na televisão aberta pela ABC.

NBA despenca

A NBA, por sua vez, programou uma rodada completa de jogos e disponibilizou cinco partidas em cadeia nacional, na ABC e na ESPN. A audiência média da liga de basquete foi 2,85 milhões de espectadores, queda de 30% em comparação a 2022.

Este foi o pior dia de Natal da NBA, em todos os tempos. Contribuiu para essa queda o fato de a ABC haver retirado o basquete do horário nobre, para dar lugar ao Monday Night Football.

O jogo mais assistido foi o Boston Celtics x Los Angeles Lakers, com média de 5,01 milhões de telespectadores. Ainda assim, isso representa uma queda de 18% em relação aos 6,08 milhões que sintonizaram o confronto dos Celtics contra o Milwaukee Bucks na mesma data, 12 meses atrás.

Sair da versão mobile