O Botafogo eliminou o São Paulo nas quartas de final da Libertadores 2024 nesta quarta-feira (25), e a Globo obteve a maior audiência para um jogo de volta dessa fase do torneio em São Paulo, Rio de Janeiro e no Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede a audiência das 15 principais praças do país, desde agosto de 2019, quando Internacional e Flamengo empataram em 1 a 1.
Os direitos de transmissão da Libertadores estavam em poder da Globo em 2019. A emissora abriu mão desse ativo ainda na fase de grupos da Libertadores de 2020, que ficou paralisada por causa da pandemia de Covid-19. Com isso, quem exibiu os mata-matas da competição em 2020 foi o SBT, que manteve a atração em sua grade de programação até 2022.
No ano passado, esses direitos foram reconquistados pela Globo, que tem contrato com a Conmebol para a TV aberta até a edição de 2026.
Rio de Janeiro
Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o duelo narrado por Luis Roberto obteve 46% de participação sobre o número de TVs ligadas (share).
De acordo com números da Kantar Ibope Media, o confronto, que foi definido nas cobranças de pênaltis, após um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, gerou 26 pontos de audiência na capital fluminense para a emissora.
Grande SP e PNT
Na Grande São Paulo, a partida registrou 24 pontos de audiência e 43% de participação sobre o número de televisores ligados. O número superou em 14% (3 pontos) a média do torneio nesta praça. Considerando-se o PNT, a eliminação do São Paulo atingiu 22 pontos de audiência, com 41% de participação.
Em comparação com o primeiro confronto, disputado na semana passada, o desempenho do jogo de volta foi superior. À ocasião, a Globo obteve 25 pontos com 42% de participação no Rio de Janeiro, e 22 pontos com 39% de share na Grande São Paulo.
Além da Globo, ESPN e Disney+ também transmitiram a partida São Paulo x Botafogo, na TV fechada e no streaming, respectivamente.