Pular para o conteúdo

Sem “Efeito Enel”, classificação do Corinthians na Copa do Brasil alavanca audiência da Globo em 27,8%

Time paulista obteve vaga na final do torneio nos pênaltis contra o Cruzeiro, com 23 pontos de audiência na Grande São Paulo

O goleiro Hugo Souza defende cobrança durante disputa de pênalti contra o Cruzeiro - Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Goleiro Hugo Souza, do Corinthians, defende cobrança durante disputa de pênaltis contra o Cruzeiro - Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Com a energia praticamente normalizada na Grande São Paulo, a TV Globo obteve um crescimento expressivo na audiência do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, entre Corinthians e Cruzeiro. A partida, disputada na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), registrou 23 pontos de audiência, segundo a Kantar Ibope Media.

O número representa um crescimento de 27,8% em relação à partida de ida, realizada na última quarta-feira (10), quando boa parte da capital paulista permanecia sem energia elétrica graças a um vendaval. Nesta segunda-feira (15), quase uma semana após o apagão, ainda há cerca de 53 mil imóveis sem luz na Grande São Paulo.

A Enel, concessionária da região, demorou até sábado (13), três dias após o jogo de ida e a queda de energia na capital paulista, para restabelecer o serviço na maior parte da cidade.

Na Copa do Brasil, os índices deste domingo (14) na Grande São Paulo só foram inferiores aos confrontos das oitavas de final, com o clássico entre Corinthians e Palmeiras. O Dérbi rendeu audiência de 27 pontos no jogo de ida (Corinthians 1 x 0 Palmeiras) e 29 na partida de volta (Palmeiras 0 x 2 Corinthians).

Índices

O jogo que classificou o Corinthians para a decisão, transmitido das 18h02 às 20h13 (horários de Brasília), obteve 42% de participação sobre o número de TVs ligadas (share). O Cruzeiro fez 2 a 1 no tempo regulamentar, obrigando o duelo a seguir para as cobranças de pênaltis. O time paulista acabou ficando com a vaga ao vencer por 5 a 4 nas penalidades.

A partida teve crescimento de 53% na média de audiência na capital paulista em comparação com os quatro domingos anteriores. O último registro superior havia ocorrido em 30 de outubro de 2022, durante o segundo turno das eleições presidenciais.

Rio de Janeiro

Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o confronto também apresentou números relevantes. A transmissão alcançou 17 pontos e 33% de share, mesmo sem um time carioca em campo.

Na outra semifinal, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o time de São Januário se classificou ao vencer por 4 a 3.

Final

Corinthians e Vasco começarão a decidir a Copa do Brasil a partir da próxima quarta-feira (17), na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), a partir das 21h30.

LEIA MAIS: Corinthians x Vasco: Onde assistir ao jogo de ida da final da Copa do Brasil

O jogo de volta será no domingo (21), no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), às 18h30.

De acordo com a Kantar Ibope Media, cada ponto na Grande São Paulo equivale a 77.488 residências e 199.313 pessoas. Já na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, cada ponto corresponde a 48.836 lares e 120.893 telespectadores.