No primeiro jogo da NFL na Black Friday transmitido pelo Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, New York Jets x Miami Dolphins teve uma ótima audiência entre o público norte-americano para a data. Houve uma média de 4 milhões de pessoas, atingindo um total de 9,61 milhões de fãs na última sexta-feira (24).
A vitória fácil dos Dolphins (34 a 13) foi a maior audiência do futebol americano na Black Friday desde 2011, quando um jogo universitário entre Arkansas e LSU obteve uma média de 10,4 milhões de torcedores em uma transmissão da CBS (TV aberta).
Durante o jogo da última sexta-feira (24), com sinal aberto mesmo para não assinantes do Prime Video, houve ações promocionais da Amazon para ampliar suas vendas na Black Friday, principal data do varejo nos Estados Unidos. A ideia da ação era fazer os torcedores ficarem em casa para fazerem suas compras no e-commerce da empresa.
Audiência baixa
Por outro lado, se for feita uma comparação com as demais partidas transmitidas na temporada pelo Prime Video no Thursday Night Football (TNF), a audiência da Black Friday foi baixa. Nesta temporada, o duelo entre Jets e Dolphins foi o segundo com menor audiência, superando apenas Carolina Panthers x Chicago Bears, exibido duas semanas antes, que atingiu 9,56 milhões de telespectadores.
Por faixa etária, a partida da Black Friday também foi a que atingiu menos pessoas entre 18 e 49 anos, 18 e 34 anos e 25 e 54 anos. Esse dado era esperado, já que a Black Friday motiva o consumidor a sair de casa para aproveitar as promoções.
Vale destacar também que é difícil fazer uma comparação justa entre um jogo exibido à tarde, quando boa parte do público está trabalhando, e uma partida no horário nobre, em que a maioria dos telespectadores já está em casa e com tempo livre.
Ação comercial
A NFL adicionou um jogo na tarde da Black Friday em sua programação a pedido da Amazon. O jogo foi marcado para as 15h, devido à lei antitruste que proíbe que jogos da NFL concorram com partidas de campeonatos do ensino médio, disputadas normalmente às sextas-feiras.
Para ter esse privilégio, a Amazon pagou cerca de US$ 100 milhões a mais à NFL em relação ao pacote já adquirido para exibição do TNF. A empresa de varejo ainda não divulgou se a iniciativa foi bem-sucedida para aumentar as vendas na Black Friday.
Outro fator que pesou contra a audiência da Amazon foi a falta de hábito do público norte-americano de assistir a um jogo da NFL em uma sexta-feira à tarde. Além disso, a fase ruim dos Jets desde que o quarterback Aaron Rodgers se machucou também pode ter atrapalhado.
Segundo a agência Nielsen, Jets x Dolphins é historicamente o oitavo jogo menos assistido pelo público norte-americano, independentemente da plataforma em que é transmitido.