Vendas de Globo, Record e Cazé TV mostram que mercado “comprou” Brasileirão dividido

Flamengo e Fluminense se enfrentam pela 30ª rodada do Brasileirão 2024 - Lucas Merçon / Fluminense

A divisão de direitos de transmissão da Série A do Campeonato Brasileiro a partir de 2025 não se tornou um problema, pelo menos para o mercado publicitário. Até agora, os três grupos que oficialmente compraram os direitos de mídia dos clubes para exibir o Brasileirão tiveram sucesso na venda de seus pacotes de transmissão.

Primeira a anunciar a compra de direitos, a Globo fechou a renovação com sete marcas para suas transmissões do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2025. Segundo o “Meio & Mensagem”, as transmissões da emissora serão patrocinadas por Amazon, Ambev, Betnacional, Itaú, Natura, Stellantis (com Fiat e Jeep) e Vivo. A Sanofi, dona da Dorflex, não indicou se renovará o vínculo. O prazo para isso se encerrou na última sexta-feira (18).

A Globo possui com exclusividade os direitos para exibir as partidas dos clubes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) em todas as plataformas (TV aberta, TV fechada e streaming) de 2025 a 2029. Entre os clubes que disputam a primeira divisão em 2024, Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Vitória estão envolvidos no acordo. O Santos, atualmente na Série B, também possui contrato e estará na lista caso retorne à elite, o que parece ser cada vez mais provável.

Em 2025, a Globo terá, além dos 38 jogos do Brasileirão, oito partidas da Copa do Brasil transmitidas ao vivo na TV aberta. Cada cota foi ofertada ao mercado pelo valor de R$ 270 milhões e envolve entregas também no portal GE, no streaming Globoplay e no game digital Cartola.

Record e Cazé TV

A Record também está com a maioria de suas cotas para o Brasileirão de 2025 negociadas. A emissora terá um pacote de 38 jogos, um por rodada, dos times da Liga Forte União (LFU), para o triênio de 2025 a 2027.

Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco, todos na primeira divisão, fazem parte da LFU. A quantidade de times da liga no Brasileirão 2025, porém, pode ser menor, dependendo dos rebaixamentos deste ano, mas também pode aumentar, dependendo de quem subir de divisão.

Das oito cotas que disponibilizou no mercado, a Record já vendeu seis. Burger King, General Motors (GM), Heineken, Sportingbet e EstrelaBet (as casas de apostas dividem uma cota) estão envolvidas com a emissora para as transmissões da competição a partir do ano que vem.

Além disso, a Máquina do Esporte apurou que outras duas marcas estão em fase final de assinatura de contrato. Os nomes, porém, seguem em sigilo.

Os jogos exibidos pela Record serão divididos com a Cazé TV, que transmitirá o Brasileirão no YouTube. A plataforma negociou sete cotas de patrocínio, com Stellantis, Casas Bahia, Claro, Unilever, McDonald’s, Hypera Pharma e PagBank. O canal ainda tem disponíveis duas cotas para venda, dos segmentos de bebidas e apostas.

Mais marcas

Ainda que a divisão de direitos em diferentes plataformas possa representar uma dificuldade para o telespectador, que pode ficar perdido em meio a tantas opções distintas para acompanhar o Brasileirão, a divisão dos direitos de transmissão da competição permite a participação de um número maior de empresas, já que há mais lugares para exposição do torneio.

A resposta do mercado para este cenário foi positiva, visto que Globo, Record e Cazé TV negociaram a maioria de suas cotas. Considerando-se os acordos das três até o momento, pelo menos 19 marcas já garantiram exposição com o Brasileirão 2025.

Com os novos espaços, empresas do mesmo segmento estão envolvidas nas transmissões da competição, como Claro (Record) e Vivo (Globo). Além disso, as marcas podem estar em mais de uma emissora, com o objetivo de, por exemplo, impactar públicos diferentes. Um exemplo é a Stellantis, que estará tanto na Globo, com um público mais tradicional, quanto na Cazé TV, que possui mais influência entre os jovens.

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