O YouTube celebrou, nesta quinta-feira (26), em sua sede em São Paulo (SP), os 20 anos da plataforma em um evento que reuniu criadores de conteúdo, executivos e representantes de diferentes áreas do ecossistema digital. A data serviu para repassar desde o primeiro vídeo na plataforma, passando por marcos importantes como o primeiro vídeo a bater 1 bilhão de visualizações, até chegar no contexto atual, do qual foi destacado o impacto da empresa na criação de conteúdo relacionado ao esporte no Brasil.
De acordo com dados internos da empresa, mais de 2 bilhões de horas de conteúdo de futebol foram consumidos na plataforma apenas em 2024.
“Isso mostra como o esporte é uma das forças motrizes do YouTube”, afirmou Eduardo Brandini, head de parcerias e responsabilidade do YouTube Brasil, que também separou um tópico de sua apresentação apenas para comentar sobre a relação da empresa com o esporte.
Foi destacada a presença massiva de vídeos relacionados a diversos momentos envolvendo eventos esportivos, desde o pré-jogo, realizado por jornalistas e torcedores, por exemplo, até transmissões ao vivo das partidas, e o pós-jogo com análises, conteúdos de bastidores e “reacts”, além de desafios e conteúdos gerais de influenciadores.
Parte desse sucesso se deve à parceria com LiveMode e CazéTV, que consolidou o YouTube como um importante meio nas transmissões esportivas ao vivo. A plataforma foi palco de eventos como a Copa do Mundo do Catar 2022, Jogos Olímpicos, Campeonatos Estaduais e outras competições de grande audiência, oferecendo uma alternativa acessível e interativa para os fãs de esporte. Apenas com o Paulistão e a Copinha deste ano, o YouTube alcançou mais de 40 milhões de usuários únicos, por exemplo.
Brandini também destacou que ao menos uma partida dos 27 Campeonatos Estaduais brasileiros foi transmitida pelo YouTube neste ano, ampliando o acesso a conteúdos antes restritos à TV. O ambiente plural da plataforma também permite que modalidades menos populares, como beach tennis, futevôlei e skate, tenham espaço para transmissões ao vivo e desenvolvimento de audiência.
A diversidade de formatos e a presença de novas linguagens também foram temas do evento.
“Formatos que antes eram considerados de nicho, como ASMR [vídeos que fazem sucesso sem palavras] e ‘Get Ready With Me’ [‘Prepare-se Comigo’, em tradução livre], agora são ‘mainstream’, inclusive no esporte, com influenciadores e até times criando conteúdo nesse estilo”, comentou Brandini.
Inteligência Artificial e PIB
Outro ponto central do encontro foi a influência crescente da inteligência artificial (IA) generativa no dia a dia dos criadores. Segundo uma pesquisa encomendada pelo YouTube, 96% dos criadores brasileiros já usam “GenAI”, sendo que 98% utilizam a tecnologia como suporte criativo. A IA tem sido usada para acelerar a produção, gerar ideias, aumentar a qualidade visual dos vídeos e até viabilizar dublagens automáticas para exportar o conteúdo a outros países.
O evento também revelou que, apenas em 2024, o YouTube contribuiu com R$ 4,94 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gerou mais de 130 mil empregos equivalentes a tempo integral, consolidando o papel do veículo como um pilar da economia criativa, na qual o esporte já é um dos protagonistas.