YouTube vence concorrência pelo pacote de jogos do Sunday Ticket, da NFL

O YouTube e a NFL anunciaram, nesta quinta-feira (22), que chegaram a um acordo para o pacote de jogos do Sunday Ticket da liga de futebol americano. O acerto, que será válido por sete anos, traz um dos eventos mais importantes da TV tradicional para um serviço de streaming.

Segundo o jornal The New York Times, o novo contrato do Sunday Ticket teria sido fechado por até US$ 2,5 bilhões anuais. Esse montante é cerca de US$ 1 bilhão a mais por ano do que a DirecTV, detentora anterior dos direitos, desembolsava.

O novo contrato inclui pagamentos com base no número de assinantes que o YouTube conseguir, bem como outras metas de desempenho.

“Por vários anos, temos nos concentrado no aumento da distribuição digital dos nossos jogos, e essa parceria é mais um exemplo de olharmos para o futuro e construirmos a próxima geração de fãs da NFL”, afirmou Roger Goodell, comissário da NFL, em comunicado oficial da liga.

Distribuição

O acordo disponibilizará no YouTube quase todos os jogos da NFL aos domingos a partir da próxima temporada, exceto aqueles que forem exibidos pela TV em seus mercados locais. Os jogos continuarão disponíveis em outras redes ao longo da semana, incluindo partidas de segunda-feira à noite na ESPN (TV fechada) e na ABC (TV aberta) e jogos às quintas-feiras à noite no serviço Prime Video, da Amazon.

Os jogos estarão disponíveis como complemento no YouTube TV, pacote de streaming da empresa, ou poderão ser comprados separadamente.

Guinada no mercado

O acordo do YouTube para o Sunday Ticket é um divisor de águas para a indústria de mídia, que há anos se inclina para o streaming. Os jogos da NFL são um dos trunfos das TVs fechadas para manterem sua base de assinantes, já que boa parte do público migrou para serviços como a Netflix. Esses jogos atraem boa audiência, permitindo que redes como Fox, NBC e ESPN consigam comercializar pacotes de publicidade lucrativos.

Nos últimos anos, porém, gigantes do streaming como Apple, Google e Amazon entraram na disputa por direitos esportivos, com investimento compatível para concorrer com os players mais tradicionais do mercado.

A Apple ganhou os direitos dos jogos da MLB (liga de beisebol) e da MLS (liga de futebol). Já a Amazon firmou contrato, em 2021, no valor de US$ 1 bilhão por ano, pelos direitos dos jogos da NFL às quintas-feiras à noite (Thursday Night Football). O acordo do YouTube para o Sunday Ticket consolida a mudança de direitos esportivos importantes para o streaming.

TV tradicional

Ainda assim, boa parte dos jogos da NFL continuará sendo exclusiva da TV tradicional. No ano passado, a liga fechou acordos de uma década com as principais redes de TV dos Estados Unidos, incluindo Fox, ESPN, CBS e NBC. Nos últimos anos, a liga tentou gerar renda extra vendendo direitos de streaming separadamente.

O pacote do Sunday Ticket é um trunfo para o YouTube expandir suas assinaturas nos Estados Unidos em um momento em que seu principal negócio, a publicidade nos milhares de canais que hospeda, estagnou.

Os jogos de futebol americano podem atrair mais fãs de esportes para o YouTube TV. Em julho, a empresa informou que o serviço possuía 5 milhões de assinantes.

Queda na publicidade

O YouTube obtém a maior parte de sua receita com publicidade em vídeos feitos pelos usuários da plataforma. A inflação e a desaceleração da economia levaram os anunciantes a reduzir os gastos com publicidade programática. Isso fez com que as vendas de anúncios do YouTube caíssem quase 2% no último trimestre, informou a Alphabet, controladora do Google, em outubro.

Os resultados decepcionantes deram mais urgência a um plano para que o YouTube buscasse outros modelos de negócio. A empresa disse, em novembro, que possuía 80 milhões de assinantes de seu serviço de música e sem anúncios. No ano passado, o YouTube contava com 50 milhões de pagantes desse serviço.

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