A World Series, nome pelo qual é conhecida a final da Major League Baseball (MLB), bateu uma série de recordes em 2024. Dentro de campo, o Los Angeles Dodgers, do fenômeno japonês Shohei Ohtani, bateu o New York Yankees por 4 a 1 na série decisiva e ficou com o título da temporada.
LEIA MAIS: Astro do beisebol, Shohei Ohtani, do Los Angeles Dodgers, movimenta R$ 4,4 bilhões nos EUA e no Japão em 2024
Do lado de fora, para se ter uma ideia, os duelos entre Dodgers e Yankees geraram recorde de audiência nacional e internacional, recorde de vendas de produtos, recorde de público e, para fechar, recorde de engajamento nas redes sociais.
Audiência
Os cinco jogos da final atraíram uma média de mais de 30 milhões de espectadores na América do Norte e na Ásia juntas. De acordo com a MLB, a audiência no Canadá, México, República Dominicana e Taiwan, bem como no aplicativo da MLB, que registrou sua melhor World Series de todos os tempos, ajudou a alcançar essa marca.
No próprio mercado norte-americano, os números alcançados não eram vistos desde 2017. Houve uma média de 15,8 milhões de telespectadores na Fox e na Fox Deportes.
Mas o principal destaque foi o Japão, país natal de Shohei Ohtani e também de outra estrela dos Dodgers, Yoshinobu Yamamoto. Por lá, houve uma média de 12,1 milhões de espectadores, a maior da história. O primeiro jogo foi assistido por 14,4 milhões de fãs, enquanto o segundo alcançou 15,9 milhões.
Demais recordes
As vendas de produtos dos Dodgers estabeleceram um recorde nas primeiras 24 horas após a conquista da World Series. Mas não qualquer recorde. O número foi o maior nesse período entre todas as conquistas, em todos os esportes, de acordo com a Fanatics, parceira de comércio eletrônico da MLB.
Nas redes sociais, a World Series proporcionou o maior número de engajamentos e visualizações de qualquer período de seis dias na história da MLB. A série final entre Dodgers e Yankees proporcionou um aumento de 176% nos engajamentos e um aumento de 209% nas visualizações de vídeo em comparação com a World Series de 2023, disputada entre Texas Rangers e Arizona Diamondbacks.
Das 210 milhões de visualizações no YouTube da MLB, 61% foram atribuídas a espectadores internacionais, um aumento de 210%.
Por fim, a World Series de 2024 teve um público total de 253.104 pessoas em cinco jogos, uma média de 50.621 torcedores por jogo, a maior desde 2003.
Internacionalização e monetização
Com tantos números favoráveis e algumas de suas maiores estrelas vindas do Japão, a MLB aproveitará para alavancar seu crescimento internacional no início da próxima temporada.
O Los Angeles Dodgers, de Ohtani e Yamamoto, enfrentará o Chicago Cubs, que também conta com dois japoneses no elenco, Shota Imanaga e Seiya Suzuki, em uma série de dois jogos logo na abertura da temporada de 2025. Ambos serão disputados no Tokyo Dome, em Tóquio, no Japão, e estão marcados para 18 e 19 de março.