Pular para o conteúdo

Automobilismo nacional atrai atenção das marcas como alternativa para conexão com público e geração de novos negócios

Aumento do interesse do público brasileiro por esportes a motor tem sido acompanhado pelo apoio dos patrocinadores

Banco BRB é um dos maiores patrocinadores do automobilismo nacional - Reprodução / Instagram (@pilotolucasforesti)

O automobilismo tem ganhado espaço entre os interesses dos brasileiros e, com isso, atraído marcas que buscam maior contato com este público. Com parcerias nos esportes a motor brasileiros, as empresas ganham visibilidade e a possibilidade de gerar novos negócios.

Com cerca de 65 milhões de fãs no Brasil, segundo a última edição da pesquisa Sponsorlink, do Ibope Repucom, o automobilismo tem atraído a atenção de marcas que não necessariamente oferecem produtos conectados a carros e motores.

Apenas um dos eventos da Stock Car, o BH Stock Festival, em Belo Horizonte (MG), por exemplo, movimentou mais de R$ 250 milhões em 2024. A cifra deve ficar ainda maior com a inserção do TCR South America na edição de 2025.

Banco BRB

O Banco BRB é uma das marcas com maior presença no automobilismo nacional, com acordos de patrocínio com categorias, pilotos e até mesmo autódromos.

A instituição financeira está na Fórmula 1 com o patrocínio à equipe francesa Alpine. Além disso, também patrocina todas as categorias da Vicar (Stock Car, Stock Light, Fórmula 4 Brasil, TCR Brasil e TCR South America) e o Rally dos Sertões.

Entre os pilotos patrocinados pelo BRB, estão Gabriel Bortoleto (Fórmula 1), Felipe Nasr (IMSA), Lucas Foresti (Stock Car), Enzo Elias (Stock Car), Pedro Cardoso (TCR) e Raphael Reis (TCR).

O Banco BRB conta, ainda, com um acordo com o Autódromo de Brasília. A instituição assumiu a gestão do espaço em 2022, em um contrato de 30 anos, e é responsável pela reforma do complexo, com um investimento de R$ 60 milhões. Em troca, é dona dos naming rights do autódromo.

Além de criar conexões com o público próximo do automobilismo, os acordos têm gerado ganhos financeiros para a entidade financeira. O Banco BRB já obteve um retorno de aproximadamente R$ 500 milhões em novos negócios a partir da parceria com a Stock Car, impulsionados pela exposição e pela plataforma de networking da categoria.

Oakberry

A Oakberry, marca brasileira de açaí, também se destaca no automobilismo nacional. A empresa tem como um de seus sócios o piloto Felipe Massa, um dos principais pilotos brasileiros da história, e possui uma plataforma de negócios e agência de marketing especializada em esportes a motor, chamada OAK Racing Team (ORT).

A marca de açaí também é patrocinadora da Porsche Cup Brasil e está presente em categorias como Stock Car e Fórmula 4 Brasil.

Em 2025, a Oakberry também passou a ser patrocinadora da Alpine na Fórmula 1. Anteriormente, foi patrocinadora da Haas, equipe norte-americana da principal categoria do automobilismo mundial.

Porto

A Porto, holding brasileira que opera nos mercados de banco, saúde, seguros e serviços, também aposta no automobilismo nacional com patrocínios a pilotos e presença em grandes provas.

A empresa é patrocinadora da Porsche Cup, em um acordo válido até 2027. A parceria envolve exposição em todos os carros da categoria principal, a Carrera Cup, assim como nas pistas, áreas médicas e de conveniência.

A Porto conta, ainda, com um time de embaixadores no automobilismo. Fazem parte dele Gabriel Bortoleto (Fórmula 1), Rubens Barrichello (Stock Car), Dudu Barrichello (WEC e ex-Stock Car), Fefo Barrichello (Euroformula e ex-Fórmula 4 Brasil), Felipe Drugovich (reserva da Aston Martin na Fórmula 1) e Aurelia Nobels (F1 Academy).

A holding também é patrocinadora do GP São Paulo de Fórmula 1, em que conta com a “Arquibancada Porto”, espaço para 4 mil visitantes que chegou a ter uma roda-gigante em 2024.