EXCLUSIVO: Puma intensifica investimentos no automobilismo e espera converter fãs da categoria

Luciana Soares é diretora de marketing da Puma Brasil desde setembro de 2022 - Divulgação

Luciana Soares é diretora de marketing da Puma Brasil desde setembro de 2022 - Divulgação

A fornecedora alemã de artigos esportivos Puma tem ampliado seus investimentos para atrair os fãs do automobilismo. Nos últimos meses, foram desenvolvidas e implementadas três ações com o intuito de alcançar os entusiastas da modalidade, especialmente os ligados à Fórmula 1.

“Estamos bastante atentos ao crescente interesse do público mais jovem e diversificado pela Fórmula 1”, contou Luciana Soares, diretora de marketing da Puma Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.

“Isso é evidenciado pelo sucesso das produções audiovisuais de entretenimento tanto no Brasil quanto internacionalmente, pelo destaque que os criadores de conteúdo no TikTok focados nessa categoria têm recebido e pelo aumento do interesse do público feminino em acompanhar a Fórmula 1, o que se reflete também na presença delas nas arquibancadas”, acrescentou a executiva.

Em maio deste ano, a Puma deu um passo adiante em sua parceria com a Fórmula 1, confirmando que será a fornecedora oficial da F1 Store a partir de 2024. Depois, em setembro, renovou o acordo com uma das equipes mais emblemáticas da categoria, a Ferrari. A parceria entre a marca de material esportivo e a equipe italiana foi iniciada em 2005.

Dentro desses acordos globais, uma das ações é direcionada ao público brasileiro. Nesta terça-feira (31), foi apresentada uma coleção feita em colaboração entre Puma e Ferrari, inspirada na cidade de São Paulo, local que sediará o Grande Prêmio Rolex de F1, no próximo domingo (5). Os produtos, como camisas e bonés, já estão disponíveis no site da fornecedora e estarão à venda no Autódromo de Interlagos.

“As parcerias da Puma com marcas icônicas, como a Scuderia Ferrari, resultam em uma relação ganha-ganha, em que as marcas conseguem ampliar suas conexões entre os públicos. Desenvolver produtos para esses parceiros fortalece nossa performance, contribuindo para o nosso posicionamento como marca esportiva premium”, analisou Luciana.

Reconhecimento de nicho

Recentemente, a Puma nomeou o rapper norte-americano A$AP Rocky como diretor criativo em escala global para o segmento de esportes a motor. O artista trabalhará com o objetivo de unir o esporte com um nicho específico, o público adepto da moda urbana (streetwear), desenvolvendo coleções limitadas, conhecidas como cápsulas, que influenciarão o design da marca no futuro.

“Essa colaboração nos permitirá explorar o mundo da Fórmula 1 para além das pistas e autódromos, ampliando nossa influência para públicos que talvez não tenham tido contato anteriormente”, justificou Luciana.

“Acreditamos que a presença do músico terá um impacto progressivo nas nossas futuras coleções, refletindo a fusão única entre a moda streetwear e a cultura automobilística. Essa sinergia certamente abrirá novos horizontes e oportunidades para a Puma no Brasil”, acrescentou.

Futebol

Também recentemente, a marca incluiu mais um elemento nessa estratégia: o futebol. Fornecedora oficial do Palmeiras, a Puma envolveu o técnico da equipe paulista, o português Abel Ferreira, na criação de uma camisa desenhada em colaboração. No entanto, com um detalhe: o produto destaca a paixão do técnico pelo automobilismo e é feito com matéria-prima sustentável, proveniente de garrafas pet recicladas.

“A integração da sustentabilidade é um compromisso central em todos os aspectos dos nossos processos de fabricação, que vai muito além do setor de automobilismo. Desde o fornecimento de matérias-primas até a fabricação dos nossos produtos, estamos empenhados em adotar práticas que minimizem o impacto ambiental”, enfatizou a executiva.

O que vem pela frente

Após investir em três frentes simultâneas, com o único objetivo de atrair (mais) e fidelizar (melhor) o fã de automobilismo, a marca espera, evidentemente, ter êxito e retorno. 

“Os próximos anos prometem uma verdadeira revolução no universo dos esportes a motor da Puma. Estamos atualmente finalizando uma coleção inaugural que está programada para ser lançada ainda em 2023, a princípio apenas para a América do Norte, que será um spoiler do que o mundo pode esperar da nossa colaboração [com A$AP Rocky]”, revelou Luciana. 

“Em 2024, já temos planos para trazer as próximas coleções para o Brasil e estamos ansiosos para compartilhar essas novidades com todos”, acrescentou a executiva.

A diretora da Puma acredita que o impacto das ações simultâneas gerarão resultados positivos, ainda que a percepção dos diferentes públicos sobre a marca possa ser distinta. Além disso, não esconde a ambição da empresa, que tem a expectativa de atingir “tudo e todos”. 

“Estar ao lado de várias marcas que são referência no segmento nos permite criar uma conexão com uma audiência abrangente. Queremos atender a todos os amantes do automobilismo”, finalizou a executiva.

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