A agência de conteúdo LiveSports e a One Big Media, especializada em desenvolver e impulsionar criadores de conteúdo, fecharam uma parceria para colocar em prática um projeto de conteúdo focado no esporte a motor.
O principal objetivo é falar diretamente com os fãs do Brasil. A ideia é unir a paixão pelo esporte à praticidade e grande alcance que as redes sociais oferecem, atendendo, assim, a um público jovem de fãs apaixonados especialmente pela Fórmula 1, que demanda conteúdo de qualidade e interativo pelas mídias.
Vale ressaltar que a pesquisa Global F1 Fan Survey, realizada no ano passado, mostrou que, em anos recentes, houve um aumento exponencial da porcentagem de fãs que enxergam a Fórmula 1 como seu esporte favorito (um crescimento de 3% em 2017 para 55,5% em 2021). O crescimento foi acompanhado pelo uso regular de mídias sociais: em 2021, por exemplo, mais de 40% dos fãs acessaram o Twitter regularmente, tornando-o a plataforma referência do esporte, em contraponto ao uso de 31% em 2017. O Instagram, por sua vez, registrou o maior crescimento de serviços individuais desde 2017: de 17% para 37% na audiência.
“A Fórmula 1 e o automobilismo de um modo geral estão passando pelo mesmo processo que outros esportes e setores já passaram: o público quer acesso fácil à informação, e de preferência que esse conteúdo venha pelas redes sociais. Atrelado a isso, os fãs buscam um forte viés de entretenimento ao se informarem ou assistirem às corridas, daí a relevância do nosso trabalho em criar uma vertical com nomes fortes e que atuará para entregar o conteúdo e o formato buscados pelo público”, explicou Leo Soltz, CEO da One Big Media.
A parceria entre as empresas ainda contará com um dos maiores nomes da mídia esportiva nacional quando o assunto é Fórmula 1, o jornalista Reginaldo Leme, que atualmente é comentarista no Grupo Bandeirantes. A ideia é que as duas empresas consigam ampliar o alcance do canal de Reginaldo no YouTube, o “AutoMotor”, além de abrir as portas de outras redes sociais para o jornalista com formatos inovadores.
“Estamos muito empolgados em anunciar essa sociedade e de poder contar com um nome tão relevante para o automobilismo como o de Reginaldo Leme. Queremos resgatar a paixão do brasileiro por esse esporte emocionante, e faremos isso impulsionando o próprio Reginaldo e os demais criadores de conteúdo do setor, além de entreter o público e entregar exatamente o tipo de informação que a nova geração busca ao assistir às corridas”, destacou Leo Soltz.
Nas próximas semanas, novos criadores de conteúdo ligados ao universo do esporte a motor serão anunciados para compor o time do projeto. Com o tempo, também haverá a produção de um documentário, narrado por Reginaldo Leme para o streaming, sobre as histórias de pilotos e bastidores do automobilismo. A produção de ”Histórias do Automobilismo” contará com um time que inclui a Broders, produtora ganhadora do Cannes Lions de 2021, além da Spot Soluções e a Oficina 259.
“O documentário será dividido em oito episódios que trarão histórias às quais apenas o Reginaldo Leme teve acesso. Ou seja, é algo único para os fãs do esporte. Será uma grande produção audiovisual que contará com muita tecnologia, criando uma imersão para o telespectador através do uso da realidade virtual”, afirmou João Brene, diretor de negócios da Spot Soluções.
“O esporte a motor vive um boom de popularidade no mundo, e aqui não é diferente. Só em 2021, a popularidade da F1 cresceu 20% em dez mercados-chave, entre eles o Brasil. Há uma legião de novos fãs chegando, consumidores de plataformas digitais, ávidos por informação de qualidade. E, em se tratando de F1, não há referência maior no país do que Reginaldo Leme. É só o começo. Nossa missão com a nova vertical será conectar novos e antigos fãs do esporte com os mais relevantes e inovadores criadores do país”, finalizou Fabio Seixas, diretor de conteúdo da LiveSports.