Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Motor / Estratégia

Nissan adquire equipe e.dams e passa a ter controle total de projeto na Fórmula E

Participação da montadora japonesa na categoria faz parte do compromisso de longo prazo com a eletrificação e a sustentabilidade

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 13/04/2022, às 09h19

Montadora japonesa entrou para a categoria de carros elétricos em 2018 - Divulgação / Nissan
Montadora japonesa entrou para a categoria de carros elétricos em 2018 - Divulgação / Nissan

A Nissan anunciou, nesta terça-feira (12). a aquisição da escuderia e.dams, assumindo o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Atualmente, a equipe é baseada na cidade de Le Mans, na França, e continuará competindo na atual temporada da categoria de carros elétricos normalmente.

A participação da montadora japonesa no campeonato de Fórmula E faz parte do compromisso de longo prazo da empresa com a eletrificação e a sustentabilidade, que foi definido no programa “Ambition 2030”.

A aquisição significa uma evolução nos planos da Nissan de assumir total controle de seu projeto na Fórmula E. A montadora entrou para a categoria em 2018. À época, por meio de uma parceria com a e.dams, o nome da equipe passou a ser Nissan e.dams.

Em março de 2021, a Nissan anunciou seu compromisso com a era da 3ª Geração (Gen3) da Fórmula E, que terá início na próxima temporada (2022/2023) e se estenderá até o final da temporada 2025/2026.

“Este é um momento incrível tanto para nós, na Nissan, como para nossos fãs e clientes em todo o mundo. Estamos presentes no grid das corridas há mais de 85 anos e nosso desejo de vitória nos faz acelerar ainda mais. Quanto mais competimos, mais aprendemos, e o ritmo incansável dos avanços tecnológicos que propulsionam o campeonato de Fórmula E nos proporcionará ainda mais oportunidades de transmitir estes aprendizados para o desenvolvimento de carros ainda melhores para os nossos clientes“, disse Ashwani Gupta, COO da Nissan Motor Co.

“A aquisição da equipe e.dams reconfirma nosso compromisso de longo prazo não apenas com a Fórmula E, mas também com o mundo dos esportes a motor como um todo. Entretanto, nossa paixão não se resume apenas às competições. Também temos paixão por proporcionar experiências inovadoras e emocionantes ao volante, demonstrando nosso compromisso com zero emissão de poluentes e soluções sustentáveis. Esta aquisição nos fortalece ainda mais em relação aos objetivos estratégicos de eletrificação do nosso negócio“, acrescentou o executivo.

Como parte da meta de atingir a neutralidade de carbono em todas as suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030 nos principais mercados. A fabricante japonesa quer usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas de Fórmula E e as ruas para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos clientes.

“Este é um passo importante no nosso projeto de Fórmula E, a categoria máxima de competições 100% elétricas, que nos oferece uma plataforma global para engajamento dos nossos clientes, permitindo demonstrar a eles que os veículos elétricos são divertidos e emocionantes de dirigir e que a Nissan se mantém na ponta da tecnologia de veículos elétricos“, afirmou Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E.

“Foi muito legal entrar na categoria por meio da parceria com a e.dams, em 2018. Fizemos um trabalho de equipe forte e bem-sucedido, e aprendemos muito com a longa experiência deles na categoria. Temos uma fantástica equipe de competição em atividade e estamos ansiosos para aumentar nosso sucesso e experiência juntos como equipe, no início deste novo capítulo da nossa participação na Fórmula E“, completou o executivo.