A Puma e a McLaren Racing anunciaram um acordo global. A marca alemã assume o fornecimento dos uniformes oficiais e o desenvolvimento de linhas de vestuário para a equipe britânica, atual campeã de construtores e pilotos da Fórmula 1.
A parceria cobre praticamente todo o portfólio de competições da organização. A Puma vestirá a McLaren na Fórmula e IndyCar, bem como as duas equipes da escuderia na F1 Academy e a divisão de e-sports.
O acordo também prevê o fornecimento de material para a equipe da McLaren no World Endurance Championship (WEC), em que entrará a partir de 2027 na categoria dos “hypercars”.
“Estamos ansiosos por muitas corridas de sucesso juntos e por interagir com os fãs apaixonados da equipe em todo o mundo para criar coleções inspiradoras que mostrem o melhor que ambas as marcas têm a oferecer”, disse Arthur Hoeld, CEO da Puma.
Coleções
O foco será entregar produtos que atendam às exigências técnicas dos pilotos e mecânicos, ao mesmo tempo em que exploram o apelo comercial da equipe, muito potencializado pelo título da Fórmula 1 em 2025.
Para o consumidor final, a estratégia de licenciamento foi dividida em dois segmentos. A “Coleção Réplica”, inspirada na cor laranja característica da McLaren, reproduz os uniformes oficiais e chegará ao mercado em 2 de fevereiro.
Já a “Coleção Lifestyle”, lançada globalmente na terça-feira (20), aposta no streetwear e na história da McLaren para atrair um público que consome a Fórmula 1 como entretenimento e moda, não apenas como esporte.
“Nosso esporte está em uma fase incrível e tem sido fantástico ver a chegada de grandes marcas de moda e estilo de vida que buscam maneiras profundas e significativas de se conectar com nossa crescente base de fãs global”, exaltou Zak Brown, CEO da McLaren Racing.
A parceria também prevê ativações de marca e experiências, com a primeira ação programada para o Grande Prêmio da Austrália, que abrirá a temporada de 2026 da Fórmula 1 no dia 14 de março.
“Não consigo imaginar um parceiro melhor do que a Puma para nos ajudar a impulsionar nosso portfólio de produtos para fãs. Sabemos que os fãs querem expressar sua paixão pelo nosso esporte dentro e fora das pistas, e a abordagem da Puma em design e cultura oferecerá coleções e experiências empolgantes em todo o mundo”, completou Zak Brown.
Tendência
O movimento da Puma em direção à McLaren reforça o interesse crescente de grandes marcas fornecedoras de materiais esportivos pela Fórmula 1, e o automobilismo em geral.
A F1, principal categoria do automobilismo mundial, se tornou uma vitrine que transcende o esporte, alcançando novos fãs através de conexões com moda e lifestyle, seja através das equipes ou dos pilotos.
Historicamente, marcas técnicas de automobilismo dominavam os uniformes. No entanto, nos últimos anos, o “sportswear” tradicional tem invadido a categoria.
A Puma, por exemplo, também é parceira da Ferrari e da Aston Martin, e já foi patrocinadora da Mercedes. Com isso, consolida-se como uma das principais forças do grid no quesito fornecimento de materiais esportivos.
Enquanto isso, a Adidas produz os materiais de Audi e Mercedes. A Castore, por sua vez, possui acordos com Red Bull, Alpine e Haas.
