A marca suíça de relógios de luxo Tag Heuer lançou, no final da semana passada, o Tag Heuer Formula 1 Red Bull Racing Special Edition. O relógio possui um design mais arrojado e características técnicas avançadas, e foi produzido em esquema de cocriação com a escuderia austríaca usando todos os códigos gráficos da Red Bull.
No produto, os designers destacaram as cores da equipe, como o azul-escuro e tons de vermelho. O novo mostrador azul escovado com um minutério personalizado, com toques vibrantes de amarelo e vermelho, é um dos exemplos disso. O contador cronógrafo de 1/10 de segundo às 6 horas também conta com detalhes amarelos e vermelhos, e o ponteiro central dos segundos do cronógrafo é destacado em amarelo.
Os índices numerais arábicos são diretamente inspirados nos velocímetros de carros de corrida, e os fãs de Fórmula 1 também poderão notar a sutil referência à categoria na forma de uma linha acima dos numerais 5 e 7, que foi projetada para evocar a linha de partida de uma pista de Fórmula 1. O novo mostrador também é inspirado nos cockpits dos carros da categoria, sendo altamente legível para tornar o tempo fácil de ler em todas as condições.
Para completar, o relógio tem empurradores redondos pintados com um contorno em verniz vermelho para destacar o botão de partida do cronógrafo às 2 horas. Uma luneta especial está gravada com a palavra “Speed” (“Velocidade”, em português), termo que, para a marca suíça, simboliza perfeitamente a busca da Fórmula 1 pelo desempenho final.
O Tag Heuer Formula 1 Red Bull Racing Special Edition está disponível em duas versões diferentes de pulseiras, uma de aço inoxidável e outra de borracha azul, oferecendo uma escolha entre um visual esportivo graças à pulseira de borracha ou um visual mais elegante graças à pulseira de aço inoxidável. A caixa do relógio, por sua vez, vem gravada com os dizeres “Red Bull Racing Formula One Team Special Edition“.
Vale lembrar que a Tag Heuer tem uma relação histórica com a Fórmula 1. O começo foi em 1968, quando patrocinou o piloto suíço Jo Siffert. De lá para cá, a marca sempre esteve presente de alguma forma na categoria.
Em 1986, teve início a coleção de relógios da marca para a Fórmula 1. Trinta anos depois, em 2016, a Tag Heuer tornou-se parceira oficial e cronometrista da equipe Red Bull Racing, com os pilotos, os engenheiros e o diretor da equipe utilizando relógios da marca dentro e fora das pistas. Em abril de 2021, anunciou a renovação do patrocínio com a escuderia até 2024.