A NBA arrendará 13 aviões da Airbus para fornecê-los às equipes que disputam a liga norte-americana de basquete. A ideia é melhorar as condições para o deslocamento dos atletas durante a exaustiva temporada.
Todas as aeronaves, do modelo Airbus A321 Vip, serão alugadas pela SMBC Aviation Capital. Os aviões terão camas totalmente reclináveis, umidificadores de ar, iluminação ajustável e condição de voar em altitude de 6 mil pés.
Tudo foi pensado para reduzir a fadiga dos jogadores com as constantes viagens e melhorar o desempenho dos times jogando fora de casa. A Delta Air Lines, companhia aérea parceira da NBA, é quem fará a operação dos voos.
A iniciativa acontece após estudos sugerirem uma ligação entre voos longos e mau desempenho dos times no jogo seguinte. Na teoria, jatos com maior qualidade para as viagens poderiam reduzir esse efeito, melhorando o equilíbrio competitivo e reduzindo a possibilidade de lesões.
Conforto
Um Airbus A321 tem capacidade de acomodar até 244 passageiros, segundo o site da empresa. Mas a ideia é reduzir essa capacidade para aumentar o conforto das delegações. Esses jatos levariam jogadores, comissão técnica, funcionários e equipamentos.
No passado, a NBA usou antigos aviões comerciais reformados para viagens de jogadores. No entanto, esse tipo de equipamento tem limitação de conforto.
Apesar da iniciativa, não é esperado que todas as franquias utilizem a regalia oferecida pela direção da liga. Várias franquias, incluindo o Dallas Mavericks, finalista da última temporada, viajam com seus próprios jatos particulares.
A logística para grandes deslocamentos tem sido uma prioridade também da WNBA, que também é parceira da Delta Air Lines. Neste ano, a empresa aérea oferece um sistema de voos fretados às equipes pela primeira vez na história da liga feminina de basquete.