Pular para o conteúdo

NBA e Amazon Web Services anunciam parceria baseada em IA para análise de dados

Acordo envolve lançamento do NBA Inside the Game, plataforma que transformará dados gerados ao vivo durante os jogos em informações para fãs e emissoras

Detroit Pistons e New York Knicks se enfrentam em partida da NBA - Divulgação / NBA

A National Basketball Association (NBA) e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram uma parceria focada em tecnologias de nuvem e inteligência artificial (IA). O acordo inclui WNBA, NBA G League, Basketball Africa League e NBA Take-Two Media.

Através da parceria, que não teve duração especificada, a principal liga de basquete do mundo lançará o NBA Inside the Game, uma nova plataforma que transformará dados gerados durante os jogos em informações para atrair os torcedores e criar experiências interativas.

A ferramenta oferecerá recursos para aprimorar as transmissões ao vivo das partidas e elevar a experiência dos fãs em plataformas da NBA, como seu aplicativo, site e canais sociais.

“A parceria com a AWS nos dá a oportunidade de elevar a experiência de jogo ao vivo por meio da inovação e oferecer aos fãs uma compreensão mais profunda do basquete nos próximos anos”, disse Ken DeGennaro, vice-presidente executivo e chefe de operações de mídia e tecnologia da NBA. 

A nova plataforma processará dados gerados por pontos de movimentos rastreados em todos os jogadores da NBA. As estatísticas serão analisadas e, a partir delas, serão oferecidas informações em tempo real.

Na temporada 2025/2026, a NBA e a AWS apresentarão estatísticas diferentes dos dados comuns, o que inclui “box score defensivo”, dificuldade do arremesso e oportunidades criadas sem encostar na bola, entre outros.

Com o NBA Inside the Game, também será possível buscar e recuperar instantaneamente jogadas semelhantes com base no rastreamento de jogadores. Assim, fãs e emissoras poderão compreender melhor as jogadas explorando informações mais profundas. 

Engajamento

O aplicativo NBA, o NBA.com e o NBA League Pass, serão executados pela Amazon Web Services. Com isso, a liga espera acelerar o crescimento do basquete ao redor do mundo.

A intenção é oferecer novas oportunidades aos fãs de entender o jogo e suas estratégias. Os conteúdos serão oferecidos em diferentes idiomas, com personalização para cada plataforma.