A National Basketball Association (NBA) e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram uma parceria focada em tecnologias de nuvem e inteligência artificial (IA). O acordo inclui WNBA, NBA G League, Basketball Africa League e NBA Take-Two Media.
Através da parceria, que não teve duração especificada, a principal liga de basquete do mundo lançará o NBA Inside the Game, uma nova plataforma que transformará dados gerados durante os jogos em informações para atrair os torcedores e criar experiências interativas.
A ferramenta oferecerá recursos para aprimorar as transmissões ao vivo das partidas e elevar a experiência dos fãs em plataformas da NBA, como seu aplicativo, site e canais sociais.
“A parceria com a AWS nos dá a oportunidade de elevar a experiência de jogo ao vivo por meio da inovação e oferecer aos fãs uma compreensão mais profunda do basquete nos próximos anos”, disse Ken DeGennaro, vice-presidente executivo e chefe de operações de mídia e tecnologia da NBA.
A nova plataforma processará dados gerados por pontos de movimentos rastreados em todos os jogadores da NBA. As estatísticas serão analisadas e, a partir delas, serão oferecidas informações em tempo real.
Na temporada 2025/2026, a NBA e a AWS apresentarão estatísticas diferentes dos dados comuns, o que inclui “box score defensivo”, dificuldade do arremesso e oportunidades criadas sem encostar na bola, entre outros.
Com o NBA Inside the Game, também será possível buscar e recuperar instantaneamente jogadas semelhantes com base no rastreamento de jogadores. Assim, fãs e emissoras poderão compreender melhor as jogadas explorando informações mais profundas.
Engajamento
O aplicativo NBA, o NBA.com e o NBA League Pass, serão executados pela Amazon Web Services. Com isso, a liga espera acelerar o crescimento do basquete ao redor do mundo.
A intenção é oferecer novas oportunidades aos fãs de entender o jogo e suas estratégias. Os conteúdos serão oferecidos em diferentes idiomas, com personalização para cada plataforma.