A NBA e a ONG Gerando Falcões anunciaram, nesta sexta-feira (11), uma parceria que levará o basquete para comunidades de Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Maceió (AL), promovendo ações de educação, interação, socialização e atividades esportivas no projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida). A parceria terá como pilar principal a plataforma jr. nba e começará em 2023.
“Estamos animados com o anúncio dessa parceria, pela combinação de valores da liga e da Gerando Falcões, duas forças para criarmos impactos positivos. Acreditamos muito no poder de transformação e nos valores do esporte”, afirmou Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil.
“A NBA tem essa preocupação como frente de atuação pelo mundo, apoiando causas de responsabilidade social, aliando educação, cultura e lazer, e gerando o sentimento de pertencimento e orgulho para quem vive nas comunidades”, acrescentou o executivo.
Locais de atuação
A parceria beneficiará jovens e crianças do Morro da Providência, na comunidade da Gamboa (Centro do Rio de Janeiro); Favela dos Sonhos, no Jardim São Lázaro, em Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo); e Favela do Vergel do Lado, em Maceió (Alagoas).
“O esporte é uma forma fantástica de reduzir desigualdades sociais, sobretudo em territórios vulneráveis. O basquete é uma modalidade amada nas quebradas dos Estados Unidos, onde nasceu, do Brasil, onde está cada vez mais popular, e de todo o mundo”
Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões
“Essa parceria com a NBA vem para possibilitar o acesso de jovens e crianças moradores de favelas a um universo de desenvolvimento humano, oferecendo, além da prática esportiva, saúde, cultura e educação”, completou.
O planejamento tem como pilar central a metodologia jr. nba, plataforma que já capacitou mais de 13 mil professores e técnicos, além do impacto a mais de 3 milhões de jovens e crianças pelo país. A iniciativa tem como objetivo impactar milhares de jovens dentro das comunidades, servindo de base para outras ações da NBA com apoio da Gerando Falcões.