A NBA acertou uma ampliação da parceria com a Meta, dona de marcas como Facebook, Instagram e WhatsApp, “por vários anos”. A expansão do acordo terá como uma das principais novidades a criação da NBA Arena VR, uma experiência de realidade virtual (VR, na sigla em inglês) para fãs no Meta Horizons Worlds.
De acordo com a NBA, a NBA Arena VR transmitirá 52 jogos ao vivo, incluindo cinco partidas com realidade virtual imersiva de 180 graus. Os jogos da WNBA, da NBA G League e da NBA 2K League também estarão disponíveis para assistir.
O lançamento da iniciativa marca a mais recente ativação da liga no metaverso, que tem como principal objetivo envolver sua base de fãs, especialmente a Geração Z. O Meta Quest se tornou o headset VR oficial da NBA e da WNBA em 2020, e o ambiente NBA Lane VR foi lançado durante os playoffs da temporada 2021/2022, oferecendo jogos e conteúdo interativos por meio do aplicativo Horizon Worlds.
A NBA Arena é um passo à frente nessa visão, pois permitirá que os fãs compitam em jogos interativos e assistam ao conteúdo da NBA como parte de uma experiência imersiva. Além de assistir aos jogos da liga, os usuários poderão hospedar grupos de observação privados com amigos de assentos virtuais na quadra no aplicativo Xtadium, desenvolvido pela YBVR.
Além disso, a tecnologia Meta Quest terá promoções durante os jogos da NBA e da WNBA, assim como a Meta Avatars Store venderá roupas licenciadas da NBA, que os fãs poderão compartilhar nas plataformas de propriedade da Meta.
“A tecnologia imersiva de realidade virtual da Meta está abrindo novas oportunidades para os fãs de esportes se envolverem e interagirem com seus times favoritos da NBA. A NBA está sempre nos incentivando a inovar e aproveitar a tecnologia mais recente para abrir as portas para novas experiências de fãs, e este capítulo da nossa parceria alcança exatamente isso”, afirmou Rob Shaw, diretor de mídia esportiva e parcerias da Meta.