Depois de um tempo fora da elite do basquete brasileiro, o Vasco oficializou, nesta terça-feira (30), a formação da equipe principal cruz-maltina. Batizado de R10 Score Vasco da Gama, o time disputará a próxima temporada do NBB, que começará em outubro. Em dezembro do ano passado, o clube já havia indicado o início do projeto para retornar à principal competição nacional da modalidade em 2023/2024.
“Para mim, além de ser um sonho, é uma realização pessoal muito grande, porque eu cresci vendo o basquete vitorioso do Vasco. Sabemos a realidade que é estruturar bem o projeto para a gente poder voltar àquela época de ouro do Vasco. Não é o projeto de uma temporada. Tem muitos e muitos anos aí pela frente”, destacou Pedro Ortega, diretor de basquete do projeto cruz-maltino.
Durante a coletiva oficial, o vice-presidente de esportes olímpicos e paralímpicos do Vasco, Marcel Kaskus, citou as metas ambiciosas da nova equipe. Entre as principais estão participar do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete Sub-22 em 2023; estar nas finais dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBB/CBC) nas categorias de base nos próximos três anos; estar consolidado entre as principais equipes da Liga Nacional de Basquete (LNB) nos próximos cinco anos; estar nas finais das Interligas e da Champions League Américas nos próximos seis anos; e ter dois atletas identificados e formados nas categorias de base do clube participando do Draft da NBA nos próximos dez anos.
“Este é um projeto sólido, ambicioso e que vem pra ficar. Não se pode focar só no primeiro momento, e sim no projeto a longo prazo. A caminhada será importante. Precisamos do torcedor junto entendendo os nossos objetivos. Cada vez mais fortes e unidos temos tudo pra fazer algo histórico. Reacender essa chama. Nosso objetivo é montar um time lutador, que vai entender o que é o Vasco, pra gente lutar com todas as forças pra chegar nos playoffs, cumprir com nossos objetivos e, na próxima temporada, estar mais sólido pra voos maiores”, disse Gegê Chaia, coordenador de basquete do Vasco.
Para ajudar nas metas a serem alcançadas, o clube já fechou quatro patrocínios para a modalidade. São eles: EstrelaBet, R10 Score, Ortega Tips e OTG Games. Além disso, o projeto contará com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes.
História
O basquete do Vasco possui um histórico vitorioso no cenário nacional e sul-americano. Entre os títulos conquistados estão dois da Liga Sul-Americana (1999 e 2000), dois do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões (1988 e 1999), dois Brasileiros (2000 e 2001) e dezesseis Cariocas.
Além da equipe principal, a primeira do país a enfrentar uma equipe da NBA, o San Antonio Spurs, em 1999, o clube também sempre se preocupou em ser formador, com equipes nas categorias Sub-13, Sub-14, Sub-15 e Sub-22.