Com título do NBB, Sesi Franca destaca importância da rede de patrocinadores

Com título da NBB, Sesi Franca destaca importância de rede sólida de patrocinadores

Equipe do interior paulista conquistou o título da temporada do NBB, com quatro jogadores formando o "quinteto ideal" - Reprodução / Twitter (@FrancaBasquete)

O Sesi Franca conquistou o título nacional na 15ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB) no último fim de semana. A vitória marcou a terceira conquista da temporada, que também incluiu triunfos no Super 8 e na Champions League das Américas, além do Campeonato Paulista de 2022. A equipe mais tradicional do basquete brasileiro, porém, esteve próxima de falir alguns anos atrás. Ressurgiu graças a uma estratégia de atrair patrocínios fortes, que alavancaram o time para conquistas importantes nas últimas temporadas.

Em uma série melhor de cinco, o Sesi Franca garantiu o título ao vencer o São Paulo por 3 a 2. O desempenho da equipe ao longo da temporada foi ainda mais reconhecido na noite desta quarta-feira (14), quando membros da comissão técnica e jogadores dominaram a cerimônia de premiação da temporada.

Helinho, o treinador da equipe, recebeu o prêmio de melhor técnico, enquanto o pivô Lucas Dias foi eleito o jogador mais valioso (MVP). Além disso, quatro jogadores do Sesi Franca foram nomeados para o “quinteto ideal”. Além de Dias, o “time” contou com Lucas Mariano, David Jackson e Georginho.

Queda e ascensão

Em 2014, o Franca quase encerrou as atividades. Endividado, o time do interior paulista enfrentava dificuldades financeiras graves. À época, o clube sofreu com a saída da Vivo como patrocinadora máster, o que levou a direção do clube a pedir ajuda nas redes sociais. 

O apelo surtiu efeito e, em 2015, com uma nova diretoria empossada, o Magazine Luiza anunciou o patrocínio à equipe. Em 2016, veio o anúncio da renovação, que se mantém até hoje. Atualmente, a marca é dona do patrocínio máster do time.

Em 2017, foi a vez do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) investir no time, em um acordo que envolveu o title sponsor, fazendo com que a equipe passasse a se chamar oficialmente Sesi Franca. 

Em 2021, com a expansão do Grupo Magalu, a Netshoes, subsidiária da companhia, tornou-se a patrocinadora máster da equipe. 

Vale observar que, em 2022, o Magazine Luiza passou por uma forte turbulência na bolsa de valores. Com capital aberto, a empresa viu suas ações desvalorizarem até 70%, o que acabou não afetando o contrato com a equipe de basquete. 

Também em 2022, a Topper firmou um acordo e se tornou fornecedora de material esportivo do time.

Essas marcas se unem ao apoio estatal. O time recebe verba da Prefeitura de Franca, do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, além do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Reestruturado, o desempenho da equipe também atraiu patrocínios da Unimed e da Freeway, além de 16 parceiros comerciais, incluindo filiais do Grupo Magazine Luiza, como o Consórcio Magalu e diversas empresas de atuação municipal e regional.

Nesta temporada, além da sequência de títulos, a cidade de Franca conquistou, em abril, o registro oficial como “Capital Nacional do Basquete”.

Em resumo, o sucesso do Sesi Franca foi construído a partir da sustentabilidade financeira obtida com a manutenção dos patrocinadores. Isso fez o time sair de um grave endividamento para voltar a ser o principal clube de basquete do Brasil.

Sair da versão mobile