O Jogo das Estrelas 2025 do NBB, realizado no último fim de semana em Belo Horizonte (MG), trouxe uma série de ações de engajamento para fãs de basquete, tanto no mundo físico quanto nas plataformas digitais.
As atrações estiveram disponíveis dentro e fora da Arena UniBH e também para aqueles que acompanharam o evento pelo celular ou via TV.
Juntamente dos patrocinadores e apoiadores, a Liga Nacional de Basquete (LNB) proporcionou ao público experiências como a Arena Caixa, concebida para ser um “parque de diversões do basquete” aberto ao público.
O local recebeu mais de 1 mil pessoas nos dois dias do Jogo das Estrelas. Com diversas atrações e distribuição de brindes, o espaço de 350m² instalado no Salão de Festas do Minas Tênis Clube contou com fliperamas de basquete, jogo da velha, exposição de bolas e árvore do basquete, entre outras atrações.
Mais uma iniciativa foi a exposição “Fundamentos”, realizada pelo curador Gustavinho Lima. No clube, um festival de basquete movimentou mais de 500 meninos e meninas nas quadras da “Areninha”, com torneios de 3×3, basquete em cadeira de rodas e minibasquete.
Conexão com o público
Uma das novidades desta edição do evento foi o “Passaporte das Estrelas”, pacote de ingressos que garantia ao fã uma série de experiências exclusivas, como acesso ao Café com as Estrelas, clínica com atletas e técnicos, além de assentos de quadra vips nos dois dias de evento.
“Nosso objetivo com o Jogo das Estrelas é proporcionar ao fã de basquete uma experiência única, seja in loco ou a distância, e assim aumentar a conexão do NBB com a comunidade e aproximá-la dos atletas e do produto como um todo. Acredito que nosso sucesso se deve a uma junção de forças da LNB com atletas, clubes, patrocinadores, parceiros de mídia e todos os torcedores que apoiam e acreditam na força do basquete brasileiro”, afirmou Rodrigo Montoro, presidente da LNB.
Em quadra, o Jogo das Estrelas teve homenagens a ídolos do basquete, shows de artistas locais, câmeras interativas, bazuca com brindes e diversas interações com o cubo central de led.
Uma das principais novidades deste ano foi uma ação inédita no Brasil, que consistiu na projeção mapeada na quadra, proporcionada pela Caixa.
Caixa celebra resultado do evento
Superintendente de patrocínios, promoções e eventos da Caixa, Estevão Mariano afirmou que o retorno do Jogo das Estrelas a Belo Horizonte (MG) superou as expectativas.
“O Jogo das Estrelas do NBB foi um evento incrível, que permitiu à Caixa comunicar com todos os públicos e oferecer diversas ações para crianças, jovens e adultos. Durante cinco dias, realizamos ações sociais em escolas e núcleos de basquete, participamos do Café com as Estrelas e da festa de boas-vindas, interagimos com o público na Arena, apoiamos um festival de basquete para 200 crianças, montamos a maior ativação esportiva através da Arena Caixa e viabilizamos a inédita projeção mapeada na quadra inspirada nas ligas americanas. Tudo foi feito para valorizar a comunidade do esporte, e o resultado superou nossas expectativas”, disse o executivo.
Vice-presidente-executivo e diretor administrativo da NBA na América Latina e no Canadá, Arnon de Mello não poupou elogios ao Jogo das Estrelas.
“Fiquei muito impressionado pelo cuidado com os detalhes, com a preocupação em oferecer a melhor experiência possível aos fãs de basquete que foram à arena em BH. Além disso, uma série de ativações, homenagens, jogos bem disputados e que ficaram ainda melhores com o uso da tecnologia do ‘video mapping’ em quadra. A edição 2025 do Jogo das Estrelas trouxe uma combinação perfeita entre o entretenimento e a emoção do jogo”, afirmou.
Interação e conectividade
Entre as principais marcas do evento neste ano estiveram a conectividade e a interatividade, garantidas pela transmissão multiplataforma e voto via WhatsApp, que ajudaram a aproximar os fãs do Jogo das Estrelas.
A edição deste ano foi transmitida em 4K no Sportv, ESPN, TV Cultura (e afiliada local) e YouTube do NBB, além de Itatiaia e Flamengo TV, ambos também no YouTube.
Ao todo, considerando-se as diversas plataformas e afiliadas dos parceiros de mídia do NBB, o Jogo das Estrelas foi exibido em 12 plataformas diferentes: Sportv 4K, Sportv 3, ESPN 4, TV Cultura, YouTube NBB, Globoplay 4K, Disney+, YouTube Itatiaia Rede Minas (afiliada TV Cultura em Minas Gerais), Rede Ita (filiada TV Cultura na Paraíba), Flamengo TV (YouTube) e BasquetPass (streaming por assinatura).
“A parceria com a LNB para o Jogo das Estrelas foi uma oportunidade de trabalhar a estratégia da Itatiaia como produtora de conteúdo multiplataforma, enriquecendo a programação esportiva do nosso canal no YouTube, ainda mais com a transmissão em 4K, um marco temporal para a emissora”, destacou Armando Oliveira, head de conteúdo audiovisual da Rádio Itatiaia e gestor de conteúdo e projetos multiplataforma.
“Além disso, como ‘media partner’, a Itatiaia esteve presente de forma ativa no maior evento do basquete brasileiro, reforçando a nossa missão de exibir para o público os eventos esportivos de relevância, no Brasil e no mundo. Ainda vale destacar a qualidade e a riqueza do conteúdo produzido pelo Jogo das Estrelas, que criaram um ambiente de envolvimento para o fã do basquete”, prosseguiu o executivo.
Nova rede social do NBB Caixa, o WhatsApp foi protagonista de uma ação em que os fãs puderam participar da votação dos vencedores dos confrontos das Enterradas e da escolha do MVP, por meio de enquetes no canal oficial do NBB no aplicativo da Meta, em tempo real.
Segundo a LNB, esta foi a primeira votação via WhatsApp promovida em uma arena esportiva no Brasil. Ao todo, a ação totalizou mais de 7 mil votos nas enquetes do canal do NBB Caixa, que seguirá sendo abastecido com conteúdos pelo restante da temporada.

“O voto popular via WhatsApp fez o público fazer parte das decisões possíveis do Jogo das Estrelas. Conseguimos engajar os fãs presentes na arena e ainda encurtar a distância do torcedor que assiste pela transmissão. Com isso, buscamos aumentar o senso de pertencimento do fã para com o basquete brasileiro e aproximar a marca NBB da comunidade”, disse Douglas Carraretto, diretor de comunicação da LNB.
“Primeiro, demos foco em aumentar o alcance do produto, especialmente com os parceiros de mídia e ‘creators’, depois no engajamento digital para, então, converter pessoas que estão se conectando com o produto NBB em novos fãs do basquete brasileiro. É uma construção contínua, e sabemos que o Jogo das Estrelas é um potencializador desse propósito”, finalizou.
Penalty
Parceira da LNB há oito temporadas, a Penalty, responsável pela bola oficial do evento e pela confecção dos uniformes, comemorou o resultado alcançado pelo Jogo das Estrelas 2025.
“A expectativa da Penalty com o evento foi mais uma vez superada positivamente. Por meio das nossas ativações, conseguimos criar conexão com os fãs da modalidade e com nossos convidados. O Jogo das Estrelas é planejado para que os patrocinadores possam realizar grandes ações, e isso facilita demais a criação de conteúdo para as marcas envolvidas no evento. Para a Penalty, como marca e patrocinadora, temos três grandes objetivos: mostrar a qualidade das nossas bolas de basquete, que são 100% customizadas e exclusivas para o Jogo das Estrelas, vestir os melhores atletas do NBB com os uniformes do evento e gerar proximidade com os fãs. É sempre muito gratificante trabalhar com a Liga Nacional de Basquete porque eles estimulam seus parceiros para ativarem bastante o evento, e a ação de ‘video mapping’ na quadra foi o ponto forte, mostrando que sempre é possível melhorar o produto”
Felipe Joseph, coordenador de relações esportivas da Penalty
