Josh Allen, quarterback do Buffalo Bills, da NFL, é o novo embaixador da New Balance. Atual “Most Valuable Player” (MVP) (“Jogador Mais Valioso”, em tradução livre) da liga norte-americana, o atleta deixou a Nike após 7 anos de parceria. Os valores e a duração do novo contrato não foram divulgados.
O anúncio foi feito pelo próprio jogador, em uma carta endereçada à sua cidade natal, Firebaugh, na Califórnia. Entre as cláusulas do novo acordo, a marca se comprometeu a financiar um programa esportivo comunitário para jovens da cidade.
“Tenho orgulho de compartilhar que me juntei à família New Balance, uma marca que, assim como Firebaugh, se baseia em família, comunidade e autenticidade. Quando a New Balance me convidou para integrar a equipe, foi como voltar para casa”, escreveu Allen.
Mudança de status
A mudança do quarterback dos Bills, tido como um dos melhores jogadores da NFL atualmente ao lado dos também quarterbacks Patrick Mahomes (Kansas City Chiefs) e Lamar Jackson (Baltimore Ravens), se dá para que Allen possa ter maior destaque dentro da marca esportiva que o patrocina. Enquanto na Nike ele acabava sendo “mais um” em uma extensa lista de estrelas, na New Balance o atleta será tratado como o astro principal da NFL e um dos astros principais com todas as modalidades esportivas incluídas.
A estratégia de mudança lembra o que também fizeram Roger Federer e Neymar, por exemplo, ambos patrocinados pela Nike por muito tempo, mas que acabaram trocando a marca do Swoosh por Uniqlo e Puma, respectivamente, justamente para mudar o status dentro da marca esportiva patrocinadora.
Na New Balance, Josh Allen deverá encabeçar a lista de principais estrelas da marca, que também conta com o japonês Shohei Ohtani (beisebol), a norte-americana Coco Gauff (tênis), o inglês Bukayo Saka (futebol), o brasileiro Endrick (futebol) e mais dois jogadores da NFL (Marvin Harrison Jr., do Arizona Cardinals, e Chase Young, do New Orleans Saints), entre outros atletas.
Vale destacar, porém, que Allen não deverá utilizar chuteiras da New Balance durante os jogos, uma vez que a marca não possui acordo de licenciamento com a NFL. Nike, Adidas e Under Armour, por sua vez, têm acordos de calçados e luvas com a liga.