As franquias da National Football League (NFL) decidiram que investirão na criação de uma liga profissional de flag football. A iniciativa envolve a injeção de até US$ 32 milhões.
A decisão foi tomada em uma votação com a presença de representantes das 32 franquias da NFL. A aprovação autoriza a 32 Equity, braço de investimento coletivo da liga, a firmar um acordo com um parceiro para operar uma competição profissional de flag football.
“A votação de hoje [quinta-feira (11)] representa um passo crucial para consolidar o flag football como um esporte global de elite. Estamos desenvolvendo a infraestrutura para acelerar o crescimento do esporte, criando um caminho para que atletas progridam desde os programas de base até a universidade e, agora, ao nível profissional”, disse Troy Vincent Sr., vice-presidente-executivo de operações de futebol americano da NFL.
O flag football tem sido utilizado pela NFL para expandir a presença da liga ao redor do mundo. Com menos contato físico e menor barreira financeira de entrada, a modalidade faz parte da estratégia da NFL para alcançar novos mercados e fãs.
Além disso, o esporte se tornará olímpico nos Jogos de Los Angeles 2028, o que lhe dará muito mais visibilidade. A NFL espera complementar a oportunidade de evolução da modalidade com a criação dessa nova liga.
Munique
Para além do flag football, a NFL também anunciou que seguirá realizando jogos de temporada regular em Munique, na Alemanha. Em 2026 e 2028, a Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique, receberá as partidas de futebol americano.
O estádio, que pode receber até 75 mil pessoas, já sediou dois jogos da NFL, entre Tampa Bay Buccaneers e Seattle Seahawks, em 2022, e entre Carolina Panthers e New York Giants, em 2024.
A Alemanha, por sua vez, já recebeu partidas da liga norte-americana em Frankfurt, duas vezes em 2023, e em Berlim, pela primeira vez neste ano, em novembro. A capital também será sede para duelos da liga em 2027 e 2029.
Vale lembrar que, no ano que vem, além de Munique, a NFL também terá jogos no Rio de Janeiro (RJ), Madri (Espanha), Londres (Inglaterra), Dublin (Irlanda) e Melbourne (Austrália).
