O NFL in Brasa 2025 será realizado neste final de semana, de sexta-feira (7) a domingo (9), e terá a presença do New England Patriots. Mesmo fora da disputa do Super Bowl LIX, a equipe terá ativações no evento.
A franquia terá um espaço de interação com o público, chamado locker room (“vestiário”, em português). Além disso, promoverá a presença de cheerleaders e de Pat Patriot, mascote do time.
O New England Patriots possui licença para explorar o mercado brasileiro a partir do Programa de Mercados Globais (GMP, na sigla em inglês) da NFL, assim como o Miami Dolphins. Com isso, conta com direitos de marketing presencial e digital, além de patrocínio regional e autorização para realizar eventos.
Após receber autorização da NFL para atuar no mercado brasileiro, o Patriots iniciou sua trajetória há cinco meses, também em São Paulo, com uma watch party. Desde então, tem apostado na integração com a cultura local e, com isso, percebeu um crescimento em sua base de fãs, além dos números de engajamento e alcance.
“Desde o início de nosso trabalho no Brasil buscamos uma interação real com a cultura local. Os brasileiros representam nosso maior público fora dos Estados Unidos e possuem uma maneira própria de torcer, de se expressar, e precisamos estar alinhados para seguirmos crescendo”, explicou Lara Magalhães, gerente de negócios do Patriots no Brasil.
“Além disso, tentamos sempre trazer New England para cá, proporcionando experiências. O resultado tem sido impressionante, mas queremos seguir sendo protagonistas na popularização do Futebol Americano por aqui”, acrescentou a executiva.
Expansão
Um dos catalisadores da integração do Patriots por aqui tem sido a preocupação em entender as peculiaridades do público esportivo local, principalmente a sua relação com o futebol, o que acabou atraindo para a franquia o apreço de futebolistas brasileiros.
Os mais recentes jogadores que, literalmente, vestiram a camisa do Patriots foram Gabriel Barbosa, do Cruzeiro, e Lucas Moura, do São Paulo. Além disso, no ano passado, uma partida da seleção brasileira proporcionou o início da parceria entre o Patriots e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), simbolizada pelo encontro no gramado na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, entre os mascotes Canarinho e Pat Patriot.
A aproximação da franquia com o futebol ainda terá um marco importante na Copa do Mundo de 2026, que terá 7 jogos disputados no Gillette Stadium, casa do New England Patriots.
Modalidade
Mais do que as ações que visam estreitar os laços com os fãs, as primeiras iniciativas do Patriots no Brasil também têm focado no desenvolvimento da modalidade local, por meio da divulgação entre as crianças em escolas e do apoio a projetos da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), principalmente os de flag football, que integrará os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.
A chegada de jogadores brasileiros à “Nação Patriots”, a expansão por diversas capitais do país e a atenção com o desenvolvimento do futebol americano local geraram um impacto positivo para a consolidação da franquia.
Desde setembro de 2024, data da primeira ação oficial da franquia no país, o perfil “Patriots Brasil” no Instagram cresceu cerca de 10%, de 53,3 mil para 58,2 mil seguidores, e atualmente se destaca entre os perfis verificados de franquias da NFL fora dos Estados Unidos.