NFL amplia predomínio nos EUA e garante 93 das 100 maiores audiências do país em 2023

Dallas Cowboys participou de 18 das principais transmissões no ano - Reprodução / Instagram (@dallascowboys)

A National Football League (NFL) ampliou seu predomínio junto público no mercado dos Estados Unidos. De acordo com o instituto Nielsen, os jogos da liga responderam por 93 das 100 maiores audiências de TV do país, em 2023.

Esses números superaram o desempenho da NFL em 2022, quando ela foi responsável por 82 dos 100 programas mais vistos dos Estados Unidos.

A NFL foi responsável por 24 das 25 transmissões mais assistidas do país, sendo que sete das dez melhores audiências foram de jogos de play-offs.

Na temporada regular de 2023, 17 jogos conseguiram atrair pelo menos 25 milhões de telespectadores nas transmissões, o que representa quase o dobro do total registrado em 2022 (nove).

A melhor audiência da TV norte-americana em 2023 foi a cobertura da Fox na vitória do Kansas City Chiefs sobre o Philadelphia Eagles, no Super Bowl LVII, partida realizada em 12 de fevereiro e que atraiu 115,1 milhões de telespectadores.

Já a decisão da American Football Conference – o AFC Championship Game – entre Kansas City Chiefs e Cincinnati Bengals, pela CBS, contou com 53,12 milhões de espectadores.

Times mais populares

O Dallas Cowboys participou de 18 das 100 transmissões mais assistidas, consolidando seu posto de franquia mais popular da NFL. Enquanto isso, o Kansas City Chiefs, ganhador do último Super Bowl, esteve em 16 das maiores audiências, à frente do Philadelphia Eagles, com 15.

O predomínio do futebol americano na TV dos Estados Unidos fica ainda maior quando considerado o desempenho da liga universitária, que emplacou três jogos na lista das 100 maiores audiências do país em 2023.

O jogo universitário mais assistido foi a transmissão da Fox, da vitória de Michigan sobre Ohio State, que atraiu 19,07 milhões de telespectadores.

Apenas duas transmissões que constam nesse ranking não foram relacionadas a futebol americano. Uma delas é o programa político, que aparece na 21ª posição. A outra é a cerimônia do Oscar, que ficou em 60º lugar.

Nenhum outro esporte conseguiu entrar no Top 100 de 2023. O melhor desempenho do basquete foi com a transmissão, pela CBS, da conquista do campeonato masculino da NCAA March Madness pelo Connecticut Huskies. Essa cobertura que ficou em 101º lugar no ranking da audiência.

A melhor posição da National Basketball Association (NBA) foi um 120º lugar, com a transmissão do quinto jogo das finais da liga. Já o maior desempenho do beisebol foi a 140ª posição, com o jogo cinco da World Series.

Sair da versão mobile