A NFL nunca esteve tão perto de vir para o Brasil. No momento, aliás, parece haver apenas um obstáculo: a Espanha. Roger Goodell, comissário da principal liga de futebol americano do planeta, confirmou, nesta terça-feira (7), que um dos dois países receberá um jogo da NFL na temporada regular de 2024. A decisão será tomada ainda neste ano, mais especificamente em dezembro.
“Queremos crescer para nos tornarmos um verdadeiro esporte global, então é claro que é preciso jogar em mais mercados. Estamos olhando principalmente para Espanha e Brasil”, revelou Goodell em entrevista à NFL Network, em Frankfurt, na Alemanha, que recebeu o duelo entre Miami Dolphins e Kansas City Chiefs no último domingo (5).
“Definitivamente vamos atuar em um novo mercado no próximo ano, mas ainda estamos debatendo entre os dois”, completou o executivo.
Depois, em entrevista à Sky Sports, Goodell afirmou ainda que a decisão será tomada, no máximo, em 45 dias, ou seja, ainda neste ano.
A princípio, caso realmente Brasil ou Espanha receba um jogo em 2024, quem deve “perder” uma partida é a Alemanha, que começou a sediar jogos da NFL na temporada passada. Na atual temporada, além dos alemães, a Inglaterra também recebeu jogos. País que frequentemente sedia partidas da liga, o México não receberá nenhuma na temporada atual nem na próxima por conta de obras no principal estádio do país, o Azteca, para receber a Copa do Mundo de Futebol Masculino em 2026.
Vale lembrar que, no final de agosto, representantes da NFL estiveram no Brasil e visitaram os três principais estádios de São Paulo (Morumbi, Allianz Parque e Neo Química Arena), já de olho em uma possível vinda de um jogo para cá. O Rio de Janeiro também teria interesse em receber o evento no Maracanã.