A National Football League (NFL) definiu qual será o adversário do Philadelphia Eagles, na primeira partida oficial da liga a ser realizada na América do Sul. O escolhido para o confronto, que ocorrerá em 6 de setembro, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), foi o Green Bay Packers.
O jogo fará parte da primeira rodada da temporada 2024/2025 da liga de futebol americano dos Estados Unidos.
“Estamos ansiosos para receber os dois times na Neo Química Arena”, pronunciou-se a São Paulo Turismo (SPTuris), em post feito no Instagram.
Mark Murphy, CEO do Green Bay Packers, classificou a oportunidade de atuar no Brasil como histórica, em publicação feita pela equipe nas redes sociais.
“Estamos animados para jogar diante dos nossos fãs dedicados no Brasil e ajudar a construir a popularidade internacional da NFL e dos Packers. Tivemos uma grande oportunidade atuando internacionalmente pela primeira vez, há alguns anos, e estamos orgulhosos de fazer parte do crescimento global e contínuo da liga”, afirmou o executivo.
Escolha reforça aposta da NFL no mercado brasileiro
A escolha de duas das franquias mais tradicionais da liga para esse primeiro confronto oficial em terras brasileiras é mais um indicador de como a NFL está apostando suas fichas no mercado do país.
Outro sinal que reforça essa análise é que a liga aceitou fugir à tradição e realizar seu jogo oficial no Brasil em uma sexta-feira, sendo que, geralmente, suas partidas ocorrem às quintas-feiras, domingos e segundas-feiras. A opção evita, por exemplo, que a NFL tenha que disputar atenção com o futebol, esporte mais popular do país e que costuma ter jogos nesses dias.
Em uma pesquisa realizada pela Effect Sport (agência oficial da NFL no Brasil), entre os dias 5 e 20 de junho do ano passado, o Green Bay Packers aparece no topo do ranking dos times mais populares da liga no país, com 12,25% da preferência do público.
Já o Philadelphia Eagles está na sétima colocação, com 4,76% de popularidade entre os brasileiros. A pesquisa entrevistou 13 mil pessoas.
Atualmente, a NFL considera o Brasil seu terceiro maior mercado, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do México. As pesquisas da liga indicam que ela tem em torno de 38 milhões de fãs brasileiros.
Times escolhidos ainda não têm licenciamento no Brasil
Um dado curioso é que, apesar de sua popularidade por aqui e de terem sido escolhidos pela NFL para essa primeira partida oficial em território brasileiro, Green Bay Packers e Philadelphia Eagles ainda não contam com licenciamento oficial no Brasil.
A primeira franquia da NFL a desbravar comercialmente o mercado brasileiro foi o Miami Dolphins, que, em 2021, garantiu acesso às chamadas “Internacional Home Marketing Areas” (“Áreas de Marketing Doméstico Internacional”, em tradução livre) no Brasil, no Reino Unido e na Espanha.
À época, a liga autorizou um total de 18 franquias a atuarem comercialmente em outros territórios (fora dos Estados Unidos) como parte da estratégia de internacionalização. No caso da equipe da Flórida, toda a operação de marketing no mercado brasileiro também vem sendo realizada pela Effect Sport.
Atualmente, o Miami Dolphins aparece em 15º lugar no ranking de popularidade no país, com 2,41% da preferência dos fãs do futebol americano.
Vale lembrar ainda que, no final do mês passado, o New England Patriots, maior campeão do Super Bowl ao lado do Pittsburgh Steelers, também ganhou o direito de explorar o mercado brasileiro. A iniciativa do time que alçou Tom Brady ao estrelato faz parte do Programa de Mercados Globais (GMP, na sigla em inglês) da NFL.