A NFL obteve bons números no ambiente digital com sua primeira partida no Brasil, disputada no dia 6 de setembro, em São Paulo (SP). No final de semana do jogo, a liga de futebol americano alcançou um engajamento maior do que a Premier League no país.
O interesse do público pela partida foi demonstrado durante a venda de ingressos. Foram vendidos 49 mil bilhetes em menos de 2 horas. O evento foi responsável por fomentar o turismo esportivo, entre outros segmentos, e gerou um impacto econômico de mais de R$ 300 milhões na capital paulista.
No ambiente digital, de acordo com um levantamento feito pela agência Samba Digital, a conta oficial da NFL alcançou 12,4 milhões de interações no final de semana da partida. O perfil brasileiro da liga teve um engajamento de 3,7 milhões, superando competições como LaLiga e Bundesliga.
Crescimento digital
Considerando-se os dias 6 e 7 de setembro, a NFL Brasil obteve um ganho de 50 mil seguidores, o que representou um crescimento de 5,3%. O perfil internacional da NFL, por sua vez, contou com 39 mil novos inscritos, também 5,3% de aumento.
A Saudi Pro League, nome oficial da Liga Saudita, foi a competição com maior crescimento depois dos perfis de futebol americano, com 16 mil novos fãs. O US Open, de tênis, teve 14 mil novos inscritos, e a Copa do Mundo Feminina registrou 11 mil.
Franquias
Entre os times que estiveram em campo na Neo Química Arena, o Philadelphia Eagles gerou maior impacto. A franquia teve 2,6 milhões de engajamentos, número que representa 3,84% do registrado em seus perfis durante toda a temporada passada.
Seu adversário, o Green Bay Packers, por outro lado, teve menor engajamento total, mas desempenho semelhante considerando-se os números do ano passado. A equipe, que terminou derrotada por 34 a 29, contou com 895 mil engajamentos, o equivalente a 3,2% do total da temporada 2023/2024.
Cazé TV
A Cazé TV foi uma das responsáveis pela transmissão do evento e, com maior conexão com o público jovem, naturalmente mais próximo do ambiente digital, registrou 9,2 milhões de interações. O perfil do canal perdeu apenas para a página da NFL Brasil no Instagram.
Pertencente à LiveMode, o canal fez diversas publicações sobre o evento. Uma delas alcançou 400 mil interações.
Show
Um dos diferenciais dos grandes eventos organizados pela NFL é a maneira como a liga atrai públicos distantes do esporte por meio da aproximação com a cultura pop. Assim como acontece anualmente no Super Bowl, o jogo no Brasil teve apresentações musicais.
O hino do Brasil foi interpretado pela cantora Luísa Sonza, ato que gerou 1,5 milhão de engajamentos nas redes sociais. No intervalo, Anitta entrou em cena e gerou 300 mil interações.