Pular para o conteúdo

NFL usará aprendizados com jogos em São Paulo para oferecer experiência mais autêntica no Rio de Janeiro

Liga quer fugir dos clichês e ser cada vez mais agradável para a cultura brasileira

Luis Martínez, diretor-geral da NFL no Brasil, posa em ativação da liga durante o Sports Summit 2025 - Divulgação / NFL International

A National Football League (NFL) deu um passo importante no mercado brasileiro ao anunciar um acordo que permitirá a realização de jogos da temporada regular no Rio de Janeiro. Para essa nova etapa, a liga buscará oferecer uma experiência ainda mais autêntica para o público brasileiro.

A NFL já realizou duas partidas no Brasil, ambas em São Paulo, em setembro de 2024 e setembro de 2025. Com os dois eventos, a liga acredita ter evoluído a capacidade de compreender a cultura brasileira e interpretar o que é positivo para o público.

“O primeiro ano foi muito mais complicado, é verdade, mas aprendemos muitas coisas, começando com o que é um clichê para a NFL e o Brasil, e como não podemos somente assumir que estamos sendo autênticos, porque estamos usando elementos culturais importantes”, contou Luis Martínez, diretor-geral da NFL no Brasil, à Máquina do Esporte.

“Para o segundo jogo, a parte do entendimento foi melhor, as reações foram mais parecidas com as que queremos que os torcedores tenham antes, durante e depois do jogo”, exaltou.

Diante disso, a intenção para o jogo de 2026, no Rio de Janeiro, é adaptar as ativações e atrações para criar uma conexão ainda maior com o público brasileiro.

“Temos um time especializado no marketing, no comercial e em operações. Então, o aprendizado foi entender o que é mais autêntico e legal para nossa audiência, e não autêntico e clichê”, apontou o diretor.

“Temos que ser muito autênticos com os cariocas, com a cultura, com as maneiras de falar, tom de voz, parceiros corretos, mas a expectativa é muito grande”, prosseguiu.

Expectativa

Organizar uma partida no Maracanã é um grande passo para o avanço da liga no Brasil. Trata-se, também, de um movimento de confiança no mercado brasileiro, já que o estádio carioca pode receber mais de 78 mil torcedores, um aumento de mais de 60% em comparação com a Neo Química Arena.

“Estamos falando de uma liga que tem um compromisso grande com o Brasil. Ao mesmo tempo, estamos falando de um estádio que é provavelmente um dos três estádios mais icônicos do mundo. Então, é a equação perfeita”, destacou Luis Martínez.

“Internamente, na NFL, foi uma notícia não só esperada, mas que também que está gerando muita expectativa positiva. Então, hoje começa o trabalho. Temos que começar a trabalhar para executar um jogo na próxima temporada pela primeira vez no Rio de Janeiro”, acrescentou.

A resposta dos fãs brasileiros foi animadora para a NFL. No Instagram, o anúncio da partida no Maracanã, feito no final de setembro, recebeu mais de 139 mil curtidas. Para efeito de comparação, a publicação que divulgou o primeiro jogo da NFL no Brasil, feita em 2023, por exemplo, acumulou 79,9 mil curtidas na plataforma.

“Ficamos felizes, ficamos emocionados pelo futuro do Brasil, especialmente agora para esta nova etapa, em que começamos com uma cidade nova, um estado novo, um estádio novo e novos parceiros”, concluiu o diretor-geral da NFL no Brasil.