O relatório financeiro anual do Green Bay Packers, time do estado norte-americano de Wisconsin e que disputa a NFL, revelou números animadores sobre a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos.
A franquia está sendo negociada publicamente e divulgou, nesta quarta-feira (19), seus resultados relativos a 2022. O documento mostra US$ 374,4 milhões referentes à parcela de 1/32 sobre o faturamento anual da NFL, valor que a entidade esportiva destina a cada uma de suas equipes.
Isso significa, portanto, que as 32 franquias que compõem a NFL receberam, juntas, US$ 11,98 bilhões no ano passado. O número representa um crescimento de 8% em relação às receitas compartilhadas registradas em 2021, que foram de US$ 11,1 bilhões.
Já os Packers, que procuram um comprador, alcançaram uma receita total de US$ 610,3 milhões em 2022, e um lucro operacional de US$ 68,8 milhões (queda de 11,7% em comparação ao ano anterior).
Em linhas gerais, a NFL vem registrando bons resultados financeiros ao longo dos últimos meses. Um exemplo disso é a audiência do último Super Bowl, realizado em fevereiro, que foi a maior já registrada nos Estados Unidos e ainda obteve um crescimento de 7% ao redor do mundo.
Em que pese a queda ocorrida no lucro operacional dos Packers, as avaliações de mercado de várias franquias têm disparado, na medida em que a NFL amplia seu público ao redor do mundo. O Washington Commanders, por exemplo, poderá ser a primeira equipe na história da liga a ser negociada por mais de US$ 6 bilhões.
A liga de futebol americano também tem fechado bons negócios na área de direitos de transmissão. Atualmente, só em mídia doméstica no mercado dos Estados Unidos, os contratos de longa duração totalizam US$ 110 bilhões.
Recentemente, a NFL firmou um acordo do Sunday Ticket com o YouTube TV para exibir seus jogos no streaming. A parceria é avaliada em US$ 2,5 bilhões.