Com sucesso de público no estádio e na mídia, NFL quer ampliar atuação na Alemanha

O sucesso considerado estrondoso do primeiro jogo da NFL disputado na Alemanha no mês passado deverá levar a liga a ampliar a atuação no país europeu já na próxima temporada. Os planos da NFL foram divulgados pelo vice-presidente-executivo para negócios de franquias e eventos, Peter O’Reilly, em uma reunião realizada em Irvine, no Texas, no início desta semana.

De acordo com o executivo, a liga tem planos de sediar jogos em Munique e Frankfurt até 2025, o que provavelmente significa que ambas as cidades receberão jogos da temporada regular em 2023.  

O olhar mais atento que o mercado alemão ganhou por parte da NFL se justifica em diversos dados que foram divulgados pelo site britânico Sport Business. Para começar, a estreia da liga em solo alemão, ocorrida no dia último dia 13 de novembro com a vitória do Tampa Bay Buccaneers sobre o Seattle Seahawks (21 a 16) na Allianz Arena, levou quase 70 mil pessoas ao estádio do Bayern de Munique.

Na TV, a emissora alemã ProSieben alcançou um recorde de 2,7 milhões de telespectadores, tornando-se o jogo de temporada regular ou de playoffs da NFL mais assistido de todos os tempos no país, perdendo apenas para as últimas três edições do Super Bowl. O DAZN, por sua vez, confirmou que o jogo foi a transmissão individual da NFL mais assistida na plataforma de streaming em solo alemão desde o último Super Bowl.

Ainda no mundo digital, os canais de mídia social da NFL Alemanha obtiveram 20 milhões de visualizações de vídeos durante a semana do jogo, o que significou um aumento de 360% em comparação com uma semana média, além de 3,4 milhões de interações de fãs, um crescimento de 717% em comparação com uma semana média. No total, os canais ganharam cerca de 30 mil novos seguidores.

Até o varejo se beneficiou do sucesso da partida. A Fanatics, operadora exclusiva de varejo de eventos da NFL na Europa, informou que as vendas de mercadorias no dia do jogo na Allianz Arena foram as mais altas já registradas para um jogo da NFL fora dos Estados Unidos.

Para fechar, o efeito da partida foi sentido até no próprio mercado americano, onde se tornou o jogo internacional mais assistido da NFL Network, atraindo uma média de 5,8 milhões de espectadores nas plataformas lineares e digitais.

Vale destacar ainda que a NFL não deverá voltar ao México nos próximos anos por conta da reforma do Estádio Azteca, que será fechado com o objetivo de se adequar para receber jogos da Copa do Mundo de 2026. Com a ideia da NFL de manter o número de jogos internacionais e uma vaga “em aberto”, é cada vez mais certo que a Alemanha sediará duas partidas da principal liga de futebol americano do mundo a partir do ano que vem.

Sair da versão mobile