A Toyota é a nova parceira automotiva da NFL. O acordo encerra uma busca de mais de um ano e meio da liga por uma patrocinadora do segmento. A última havia sido a Ford, que deixou o status de “caminhão oficial da NFL” em março de 2022. Recentemente, a Hyundai também chegou a ocupar a propriedade de parceira automotiva entre 2015 e 2019.
O contrato, que não teve os valores revelados, foi divulgado como “plurianual” e garantirá à montadora japonesa exposição de marca durante toda a temporada, assim como a possibilidade de realizar ativações em eventos oficiais, inclusive no Super Bowl.
A Toyota também obterá maior exposição televisiva em rede nacional. A montadora já havia sido parceira do programa do intervalo do Monday Night Football na ABC na década de 1980 e é atual patrocinadora do programa do intervalo do Sunday Night Football da NBC em um acordo válido desde 2006.
Vale destacar ainda que o acordo engloba as categorias de carros e caminhões, mas não o segmento de carros de luxo, que permanece como uma categoria de patrocínio à parte e continua à venda no mercado.
“Esta parceria nos dá a oportunidade de nos conectarmos com os fãs por meio de uma ampla gama de programas e plataformas da NFL, permitindo-nos compartilhar a mensagem da nossa marca e promover nossos veículos para um público diversificado e altamente engajado”, comentou David Christ, vice-presidente e gerente-geral do Grupo Toyota.
“A Toyota compartilha a visão estratégica e os objetivos da NFL, priorizando a autenticidade e o compromisso com seus consumidores, nossos fãs”, destacou Tracie Rodburg, vice-presidente sênior de gestão de patrocínios da NFL.
O novo contrato não é a estreia da montadora japonesa na NFL. Atualmente, a Toyota é patrocinadora de 11 franquias da liga por meio de suas redes de concessionárias locais e regionais, com ativações locais ocorrendo em mais de 1.200 concessionárias dos EUA.
“Figurinha carimbada” do universo esportivo, a Toyota também é atual Parceira Top do Comitê Olímpico Internacional (COI), assim como patrocinadora principal da Liga Australiana de Futebol e parceira do Giro d’Italia, uma das três maiores provas do ciclismo mundial, com foco na redução de emissões de gases poluentes. A marca ainda detém patrocínios em diversos outros esportes, como basquete, rúgbi, críquete e modalidades na neve.