Enquanto nove equipes da NFL se preparam para viajar e disputar partidas no Reino Unido e na Alemanha na temporada 2023/2024, o vice-presidente da liga, Peter O’Reilly, afirmou em um podcast comandado pelo jornalista Adam Schefter, da ESPN, que a NFL se prepara para disputar partidas na Espanha e no Brasil.
Após muita especulação, esta é, de fato, a primeira vez que um executivo confirma a possibilidade. No início de setembro, uma equipe da NFL desembarcou no Brasil para estudar as possibilidades, tanto em arenas do Rio de Janeiro quanto de São Paulo. Enquanto isso, outra equipe fazia o mesmo trabalho em Madri, capital da Espanha.
“[Perguntamos] Como é o estádio aqui? Podemos jogar aqui? Portanto, ainda não chegamos lá em termos de timing. Mas você está certo, estamos dedicando tempo nesses mercados, construindo relacionamentos e olhando para os estádios de lá”, confirmou O’Reilly.
Segundo o executivo, um dos desafios é conciliar a agenda com os times, sem revelar quais.
“Brasil e Espanha são dois mercados fortes e importantes. Estar em locais onde os clubes estão construindo sua base de fãs é importante. [Mas] Precisa funcionar também para os clubes”, disse.
Ainda de acordo com o vice-presidente, os eventos oficiais organizados para a exibição do Super Bowl serviram como termômetro para a franquia.
“Fizemos uma festa de exibição do Super Bowl no Brasil [NFL In Brasa], e estava lotado, a energia estava lá”, comentou.
O executivo também revelou que, por conta dos estudos, a liga deve levar em conta a Austrália para a próxima temporada.
Vale destacar, no entanto, que, embora o executivo tenha confirmado o interesse e demonstrado que algumas negociações estão em andamento, não há nenhuma data confirmada para um possível jogo da NFL no Brasil.