Lançada no final de 2025, a série “Heated Rivalry”, da HBO Max, é um sucesso mundial, mesmo que talvez você ainda não tenha ouvido falar nela. De forma sucinta, o romance/drama esportivo baseado na série Game Changers, de Rachel Reid, acompanha o canadense Shane Hollander e o russo Ilya Rozanov, estrelas de uma liga fictícia inspirada na NHL, que vivem um relacionamento secreto em meio à rivalidade esportiva.
A série foi ganhando cada vez mais interessados, especialmente entre o público feminino jovem, e saiu de 30 milhões de minutos assistidos na estreia para 324 milhões no episódio final da temporada, somando 10,6 milhões de espectadores nos EUA e trazendo seu impacto para o mundo do esporte.
Segundo a SeatGeek, as vendas semanais de ingressos para jogos da NHL subiram mais de 20% após os primeiros episódios, com as receitas avançando mais de 30%. Na StubHub, tiqueteira de revenda de ingressos, as buscas cresceram 75%, com aumento de 5% de novos compradores. Para saber mais, clique aqui.
Como citado na newsletter Sports Pundit, as oportunidades de marca mais valiosas emergem da cultura, não de campanhas planejadas. Organizações que reconhecem o momento narrativo cedo e agem enquanto a atenção ainda está se formando capturam valor desproporcional. Foi o que fez o Ottawa Senators ao lançar camisas com os nomes fictícios “Hollander” e “Rozanov”. A ideia surgiu em uma sexta-feira, e, no sábado à noite, os produtos já estavam na loja e esgotaram antes do fim do primeiro período com o incremento das vendas on-line que vieram de países como Alemanha, Suécia e Indonésia, provando o alcance global. Vale também comentar que parte da receita foi destinada ao Ottawa Pride Hockey, uma “liga recreativa de hóquei inclusiva para e pela comunidade LGBTQ+”.
A cidade de Ottawa também “entrou na história” tentando se posicionar como berço do personagem Shane Hollander. Sem esperar contratos formais ou ativações tradicionais, a cidade aproveitou a alta da série para incentivar o turismo e aumentar a visibilidade internacional ao, por exemplo, proclamar o dia 29 de Janeiro de 2026 como o “Dia de Shane Hollander”. Com as especulações de que a 2ª temporada deva ser ambientada na cidade, a tendência é de que sejam vistas ainda mais iniciativas da cidade e das equipes locais.
Esta não é, claro, a primeira vez que algo assim acontece. Recentemente, a série pop “The Summer I Turned Pretty”, do Amazon Prime Video, também foi usada por entidades esportivas. São exemplos que mostram como, no mundo do esporte, estar atento pode fazer a diferença.
O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.
