Pular para o conteúdo

NHL faz parceria com Série A da Itália e busca recuperar terreno da internacionalização

Liga norte-americana de hóquei no gelo aproveitará Jogos de Inverno em Milão para promover iniciativas que visam se aproximar dos fãs do campeonato

NHL se aproximou da Série A Italiana em busca de maior conexão com fãs de futebol - Divulgação

A National Hockey League (NHL) anunciou uma parceria com a Série A da Itália mirando os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. Em busca de internacionalização, a liga norte-americana de hóquei no gelo terá jogadores treinando junto com atletas e ídolos da competição de futebol.

No dia 22 de agosto, Milão sediará o tour anual dos jogadores da NHL pela Europa. No dia seguinte, os atletas visitarão os centros de treinamentos de diversos clubes da Série A italiana e participação de eventos para aproximar o hóquei no gelo do futebol.

Na sequência, estarão no Estádio San Siro para acompanhar a estreia do Milan contra o Cremonese pela temporada 2025/2026. O objetivo da iniciativa é aproximar a NHL do público europeu.

“Temos muitas coisas muito legais planejadas. Muitos dos nossos jogadores europeus cresceram jogando futebol ou futebol americano. Antes de cada jogo, todos os times jogam com dois toques. É algo bem conhecido e comum, e vemos isso o tempo todo”, disse Keith Wachtel, presidente de negócios da NHL.

“Agora, pegue os jogadores da NHL em Milão treinando e jogando com alguns dos melhores jogadores de futebol do mundo e capture esse conteúdo e entregue-o não apenas à base de fãs da NHL, mas a uma base de fãs muito mais ampla, interessada em esportes”, explicou.

A executiva estima que 30 a 40 jogadores europeus da NHL participarão do European Player Media Tour para promover a próxima temporada da competição. O evento será realizado em Milão pela primeira vez não apenas para promover a participação de jogadores da NHL nas Olimpíadas, mas também com a intenção de unir forças com a Série A.

“Esta colaboração com a NHL e a NHLPA nos permite interagir com um público global de maneiras novas e emocionantes, ao mesmo tempo em que celebramos a expectativa em torno dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026”, comentou Andy Mitchell, CEO e diretor administrativo da Lega Serie A USA.

Gatilho

O potencial da aproximação entre da NHL e Série A Italiana foi percebido após Andrea Pirlo e Marco Materazzi, ídolos aposentados do futebol italiano, assistirem um jogo entre New York Rangers e New York Islanders no ginásio Madison Square Garden, em março.

Após a partida, o pivô do Rangers Mika Zibanejad, fã dos ex-jogadores, trocou um uniforme do time da NHL pelas camisas da Juventus de Pirlo e da Internazionale de Materazzi. A foto da troca foi publicada nas redes sociais e viralizou.

“Foi uma espécie de prova de conceito para mostrar que isso pode ser um grande negócio. O engajamento, esqueça o que aconteceu na Itália, porque aquele engajamento no Instagram da Série A foi inacreditável, mas para os Rangers e o site da NHL, foi um dos nossos engajamentos mais fortes”, lembrou Keith Wachtel, presidente de negócios da NHL.

O comissário da NHL, Gary Bettman, também se encontrou com o presidente da Série A, Ezio Simonelli, no escritório da Liga em Nova York antes do jogo no Garden para falar sobre suas respectivas ligas e a possibilidade de um relacionamento entre elas.

Internacionalização

Apesar de ser a principal liga de hóquei no gelo do mundo, a NHL ainda tem público muito restrito aos Estados Unidos e países que possuem tradição no esporte, como a Rússia e o Canadá.

A partir da parceria com a Série A Italiana, a liga espera expandir o alcance para pessoas de fora destas fronteiras. O movimento, porém, ocorre de maneira tardia se em comparação com as outras ligas de destaque norte-americanas.

A NBA, por exemplo, tem iniciativas voltadas para o público internacional desde os anos 90, enquanto a NFL possui jogos fora dos Estados Unidos desde 2007.