Seattle Kraken se torna terceira franquia da NHL a ser controlada por uma mulher

A participação feminina em cargos de decisão na National Hockey League (NHL), dos Estados Unidos, tem avançado nos últimos tempos. Samantha Holloway é agora coproprietária do Seattle Kraken, tornando-se a terceira mulher diante de uma equipe da liga. Ela se junta a Ann Walton Kroenke, do Colorado Avalanche, e Kim Pegula, do Buffalo Sabres, como donas de equipes na NHL. 

“Acho que definitivamente há alguma importância extrema em me elevar a esse papel. É o que posso fazer não só por esta organização, mas em geral pelo esporte. E espero fazer isso”, disse ela. 

Holloway, fundadora de duas empresas de tecnologia (GoSpotCheck e Hat Labs), se juntou ao pai, David Bonderman, que também é coproprietário da franquia. Tendo inicialmente comprado a participação de um investidor minoritário, ela foi nomeada presidente do Comitê Executivo da equipe em março. 

Trilhando o próprio rumo

“Meu pai tem sido extremamente bem-sucedido, eu o respeito imensamente, e há uma tremenda quantidade a aprender com ele. E isso vem com muitas vantagens, e também é muito difícil. Então, fiz questão de sair por conta própria e fazer minhas próprias coisas por um longo tempo, começar várias empresas e trabalhar dentro da tecnologia como fundadora e investidora”, afirmou Holloway ao jornal Seattle Times. 

Bonderman, cofundador da TPG Capital e proprietário minoritário do Boston Celtics, tem o sonho de trazer de volta uma franquia da National Basketball Association (NBA) a Seattle, que, de 1967 a 2008, foi lar do Supersonics, depois transferido para Oklahoma City e transformado em Thunder. 

Caso a NBA considere aumentar a liga, espera-se que Seattle seja uma forte candidata a uma equipe, ao lado de Las Vegas. Em outubro, um jogo de exibição entre o Los Angeles Clippers e o Portland Trail Blazers foi disputado na Climate Pledge Arena, que abriga o Kraken e o Seattle Storm, da Women’s National Basketball Association (WNBA)

“Acho que o Kraken é uma marca nova e extremamente importante para esta cidade e nossa família, e precisamos crescer essa marca e fazer novos fãs de hóquei aqui. Como um esforço separado, acreditamos que esta cidade também precisa de um time de basquete, ou um time da NBA, pois já tem um grande time da WNBA. E nossa família está preparada para trabalhar para tornar isso uma realidade à medida que construímos a arena para poder fazer isso também”, finalizou a nova mandatária.  

Sair da versão mobile