73 empresas detêm n. rights de mais de um estádio

Allianz Arena, um dos cinco estádios nomeados pela Allianz

Allianz Arena, um dos cinco estádios nomeados pela Allianz

Adquirir naming rights de estádio tem se tornado um método de patrocínio esportivo cada vez mais comum. Várias empresas, aliás, já são “especialistas” quando esse é o assunto: 73 nomeiam mais de uma arena, segundo levantamento realizado pela Portas Consulting.  

A líder do ranking é a fabricante japonesa de automóveis Toyota. A montadora asiática detém os direitos de nomear oficialmente nada menos que 12 estádios diferentes. Quem também se destaca é a Allianz. A seguradora alemã possui a nomenclatura de cinco arenas.

Uma delas, inclusive, se encontra justamente no Brasil. Trata-se do Allianz Parque, pertencente ao Palmeiras. Estima-se que o negócio contemple R$ 300 milhões por 20 anos, o que equivale a R$ 15 milhões anuais. Em ação de marketing inédita, a Allianz permitiu que os torcedores escolhessem o nome da nova casa do clube paulista.

Outro que merece destaque em território brasileiro é o Grupo Petrópolis. Também integrante do conjunto de companhias que nomeiam mais de um local, a fabricante de bebidas vincula a cervejaria Itaipava à Arena Fonte Nova e à Arena Pernambuco. O acordo com ambas vale R$ 100 milhões por dez anos (R$ 10 milhões por ano).

O estudo promovido pela consultora esportiva ainda revela que o valor médio dos naming rights de arenas maiores registrou aumento de 12,5% ao ano. Já o das menores cresceu apenas 3,2%. Por sua vez, as cifras das médias caíram 3,7%. A pesquisa abrange 560 estádios.   

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