A passagem da 99Taxis pelo futebol foi intensa, mas um tanto rápida. A empresa de aplicativos para chamar táxis nas cidades brasileiras fechou com uma série de clubes do país, mas não renovou os contratos. Ainda assim, celebra os bons resultados alcançados no último ano.
A ponderação da 99Táxis é que o futebol representou uma parte significativa do orçamento de comunicação da empresa, e 2015 foi um ano de consolidação. O número de corrida de táxi via aplicativo chegou a crescer entre 20% e 30% ao mês, e alcançou a marca de 25 milhões nos 12 meses.
“Nós brincamos que nós fomos a marca campeã do futebol brasileiro, pelo título de Corinthians e Botafogo. Foi um ano de crescimento da marca, e o impacto do futebol foi muito positivo”, avaliou a diretora de marketing da 99Taxis, Maria Elisa Silva.
Além da exposição da marca no uniforme de oito times do futebol brasileiro, a empresa apostou em ativações que criavam experiência com os torcedores e produziam conteúdo para as redes sociais.
Foi assim com o Corinthians e o atacante Vagner Love, que atuou na temporada com o número 99 e fez uma brincadeira com taxistas. No Cruzeiro, torcedores que pediram corrida para o estádio foram presenteados com a presença de jogadores.
Mas, ainda que tenha contabilizado sucesso em suas ações, o ano virou e a 99Taxis deverá ser uma marca ausente no futebol, pelo menos neste primeiro semestre. Com exceção da dupla Atlético Paranaense e Coritiba, que mantém contrato até o fim do Estadual, os acordos com os times não foram renovados.
Para Maria Elisa, não se trata de uma estratégia de curto prazo. “Nós ainda estamos avaliando e poderemos, sim, ficar no futebol. Mas, assim como foi feito no ano passado, os contratos só seriam fechados a partir de maio. É uma questão interna de planejamento da empresa”, garantiu.