Ação mais ousada: Nissan e fim do apoio ao Vasco

Nissan rompeu acordo após briga da torcida vascaína

Nissan rompeu acordo após briga da torcida vascaína

Apesar de representar o fim de um patrocínio, sem dúvida a fabricante japonesa de carros Nissan fez a ação mais ousada do mercado em 2013.

Após uma briga generalizada na arquibancada do estádio de Joinville na partida entre Atlético-PR x Vasco, que decretou o rebaixamento do clube carioca para a Série B do Campeonato Brasileiro, as imagens de torcedores vascaínos no meio da briga usando a camisa do clube com o patrocínio da Nissan chegaram até a sede da montadora, no Japão.

A direção da empresa decidiu encerrar sumariamente o contrato de patrocínio, alegando que a selvageria dos torcedores era incompatível com os princípios da marca. Essa foi a primeira vez que uma empresa esclareceu que sairia do futebol por conta da violência da torcida.

O caso chegou a ser questionado por alguns, alegando que o rebaixamento poderia ser o real motivo do cancelamento. Em novembro, o patrocínio já tinha sofrido o primeiro abalo, quando Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan, declarou durante uma palestra na FGV que um eventual rebaixamento do Vasco seria benéfico à marca, já que aumentaria a exposição do clube na mídia.

A decisão do fim do patrocínio, porém, foi tomada pela matriz japonesa da Nissan, quando a briga das torcidas causou repercussão em todo o mundo. Apesar de já ter recebido o dinheiro de um ano de contrato, o Vasco não devolverá o valor já desembolsado pela empresa, que teve apenas seis meses de exposição na camisa.

Clique nos links a seguir para conhecer os melhores do ano:

Case internacional

Ativação de patrocínio

Comunicação de patrocínio

Ação de maior impacto

Ação mais ousada

Melhor uso de redes sociais

Melhor campanha publicitária

Maior valorização no esporte

Melhor ação envolvendo um atleta

Atleta do ano

O executivo do ano

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